Mães ganham dia de tratamento de beleza na Lumen Et Fides
Iniciativa tem a finalidade de promover a autoestima de mulheres com rotina sobrecarregada junto aos filhos



Ser mãe de pessoa com deficiência ou de autista – que tem disfunção global do desenvolvimento – representa rotina diária com sobrecarga de atenção aos filhos. Assim são as mães dos 129 alunos atualmente atendidos pela Lumen Et Fides, do projeto educacional mantido pela instituição. Além do grupo operativo, do qual participam a cada 15 dias, foi instituído para elas – desde o ano passado – a comemoração pelo Dia das Mães. Pela segunda vez, a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste é parceira, neste ano, com a oferta de hidratação facial e entrega de mimos.
Em dois períodos desta quarta-feira (9), um grupo de 11 alunas do curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética da Unoeste, orientadas e acompanhadas pela professora Bruna Valsoni, fazem hidratação facial para as mães, enquanto esperam por seus filhos. A mãe de um menino com deficiência, Maria dos Anjos, deixou a sala, onde foram instaladas quatro macas para hidratação facial, dizendo que estava se sentindo mais leve. “Valeu, pelo Dia das Mães”, comentou. Em outras salas, as crianças preparam creme hidrante entregue como mimo, junto com sabonete.
O corante e a essência são misturados ao creme pelos alunos. Utilizam as cores amarelo, vermelho e verde. Aos perfumes são as essências erva-doce e mãe-bebê. São produtos manipulados no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica do curso de Farmácia da Unoeste. A coordenadora pedagógica da Lumen, Perlla Cristina Roel de Oliveira diz que promover a autoestima das mães é algo que contribui para aliviar a difícil rotina de quem passa praticamente o dia todo com uma criança que requer cuidados especiais.
Por ser interprete de um aluno surdo do curso de Pedagogia, a coordenadora da Lumen tem uma convivência diária com a Unoeste. Assim, no ano passado, conseguiu da Proext corte de cabelo e maquiagem feitos por alunos e professoras do curso de cabeleireiro da Fundação Agripino Lima (FAL). Os serviços foram prestados também durante um dia da semana antecedente ao domingo do Dia das Mães. “Como as mães trazem os filhos e ficam esperando, tanto os do período da manhã, quanto os da tarde, existe tempo para receberem os serviços”, conta Perlla. Nas reuniões do grupo cooperativo, as atividades são com a psicóloga Adriana Sávio e a assistente social Lucimar Navarro Inoue. Todas as realizações são amparadas pela diretoria da instituição, presidida por Edson Pelágio, “Guena”.
O serviço de hidratação facial e a entrega de mimos em dois períodos, manhã e tarde, ocorrem com o acompanhamento dos assessores de Integração Comunitária da Unoeste, Darci Galbiati, Rita Rambaldo e Rosangela Cristóvão Ferreira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste