CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Diretriz do conselho de estação ecológica no Pontal é criada

Resta aprovação do regimento interno dos conselheiros consultivos do ICMBio, onde a Unoeste está representada


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Diretriz do conselho de estação ecológica no Pontal é criada
Helena Aguiar, Zizi Trevizan, Claudemira Ito, Angelita Lima, Paulo Machado e Fluminhan Júnior


Vasto campo de pesquisa está aberto na Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto formada por 6,6 mil hectares de Mata Atlântica do Interior em áreas de quatro municípios do Pontal do Paranapanema que são Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista e Presidente Epitácio. A unidade de conservação e proteção integral tem a gestão federal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ganha um conselho consultivo formado pela sociedade civil organizada, do qual a Unoeste faz parte e sediou nesta quinta-feira (14) reunião de grupo de trabalho que definiu a diretriz do regimento interno.

Num segundo momento nova apreciação será feita por outros seis membros do grupo de trabalho, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), que será na quinta-feira da próxima semana em Teodoro. No dia 13 de julho, a comemoração dos dez anos da Estação, haverá reunião com os 29 conselheiros para consulta e opinião. O encontro está previsto para a Câmara de Teodoro, sendo que depois os participantes serão conduzidos num ônibus em visita aos quatro fragmentos de mata.

No dia 10 de agosto haverá a primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo para apreciação final e aprovação do regimento, em horário e local a serem definidos. O grupo de trabalho que esteve reunido pela manhã e à tarde desta quinta-feira contou com Paulo Roberto Machado que representou a chefe da unidade da ICMBio em Epitácio, Miriam Rosa Paron; e os representantes da Unoeste, doutor Antonio Fluminhan Júnior, do campus da Unesp em Prudente, doutora Claudemira Azevedo Ito, e da regional do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), a engenheira Helena de Souza Aguiar.

Compartilharam da reunião, com trocas de experiências, as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, doutora Zizi Trevizan, e de Extensão e Ação Comunitária, doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. Os focos centrais das conversas foram o potencial de pesquisas científicas básica e experimental, especialmente para os programas de mestrado em Agronomia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; e realizações de atividades de educação ambiental voltadas para conservação e proteção de espécies vegetais e animais, incluindo o Mico-Leão-Preto que está entre as espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.

O Conselho Consultivo da unidade do ICMBio no Pontal é formado por representantes de instituições como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), policias Ambiental e Rodoviária, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Divisão de Restauração e Conservação de Ecossistemas da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), e a ETH Bioenergia/Destilaria Alcídia, empresa do Grupo Odebrecht, entre outras, além do DER, Unoeste, Cati, OAB e Unesp.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem