Férias podem ser aproveitadas para aprimorar conhecimentos
Acadêmicos utilizam período para se aperfeiçoarem em cursos ou adquirirem experiência em estágios


O período de férias é muito esperado pelos estudantes. A maioria dos jovens utiliza esse momento para descansar, se divertir com amigos, viajar, entre outras atividades de lazer. Mas tem também quem aproveita de outra maneira, inclusive recomendada por profissionais. Estágios, cursos rápidos, intercâmbios, são excelentes opções para aprimorar os conhecimentos. A Unoeste tem vários exemplos de acadêmicos que fizeram essas opções.
De acordo com a coordenadora da habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, Larissa Trindade, os estudantes que buscam novas vivências na área saem da universidade com uma preparação diferente para o mercado. “É a chance que os alunos têm de buscar atividades de extensão nas áreas que mais tiveram aptidão no semestre, seja no Jornalismo ou Publicidade. Eles podem se aprofundar no assunto e somar horas complementares”, salienta.
Carlos Sérgio Tiritan, coordenador de Agronomia, ressalta que além dos estágios, os estudantes também podem aproveitar o tempo livre para participarem de congressos, seminários, dentre outros eventos. Segundo ele, na região, várias empresas realizam essas atividades, e aponta que para o aluno é interessante participar para interagir com profissionais e também obter mais informações sobre determinado assunto. “As empresas gostam do envolvimento dos universitários. Muitas vezes, ocorre uma troca, pois os estudantes colaboram na organização do evento”.
Tiritan ainda frisa que o momento de descanso deve ser respeitado, mas dar continuidade aos estudos de maneira diferenciada também é importante. “São ações que podem acrescentar muito no currículo destes futuros profissionais”. Em relação aos estágios, o coordenador de Agronomia lembra que pode ser a oportunidade do acadêmico garantir o emprego. “Pode ser que a empresa se identifique com o perfil do aluno e dê uma oportunidade no futuro”.
O acadêmico do 8º termo de Agronomia, Leandro Serigioli Molina, seguiu as orientações e aproveita as férias de julho para estagiar em Rio Verde (GO), em uma das unidades de negócios do Grupo Tec Agro, empreendimento, que realiza a difusão de novas tecnologias para a agricultura por meio de palestras, eventos de campo e assistência técnica especializada, que vai do plantio à colheita. Lá, ele auxilia a realização dessas atividades e ainda vivencia experiências significativas para a futura atuação, como treinamentos importantes para a área.
O estudante assegura que está curtindo as férias. “Essas vivências contribuem para o meu crescimento profissional, pois estou conhecendo o funcionamento da parte comercial de sementes, e pessoal, já que esse estágio tem possibilitado melhorar a minha comunicação, pois estou aprendendo a abordar e conversar com o produtor”.
Paula Siqueira de Paula, do 6º termo de Jornalismo, também irá aproveitar o tempo livre para aprimorar seus conhecimentos. É que a aluna é uma das inscritas do curso de Libra da Unoeste, que terá início no próximo dia 16. Ela conta que sempre teve vontade de conhecer essa linguagem, pois já precisou se comunicar e teve dificuldades. “Além disso, acho que na nossa área, o profissional deve ter a preocupação de se comunicar com todos”.
Intercâmbio – Existem diversas maneiras produtivas de aproveitar as férias. Fernanda Rodrigues Ferreira, do 3º termo de Medicina, escolheu o intercâmbio. Nas férias de janeiro ela esteve na Cidade do Cabo, África do Sul, onde foi voluntária em um hospital infantil. Ela conta que essa experiência lhe proporcionou enxergar sua futura profissão de uma forma mais abrangente. “Cabe aos médicos voltar o olhar às necessidades da população, em cuidados, orientações ou projetos de prevenção”. Fernanda destaca que práticas assim permitem que o profissional veja o atendido como humano e dê sensibilidade ao tratamento. “Convivemos com diversos tipos de pessoas, é necessário entender o próximo, conversar, ouví-lo e dar carinho e atenção”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste