CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Maior congresso da história do ECC/Brasil ocorre na Unoeste

São mais de 2 mil envolvidos no XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Maior congresso da história do ECC/Brasil ocorre na Unoeste
Tendas ao lado da Torre de Cristal ajudam a ampliar espaço para almoço
Foto: João Paulo Barbosa Maior congresso da história do ECC/Brasil ocorre na Unoeste
Gerson Miguel de Tilio, integrante da equipe dirigente
Foto: João Paulo Barbosa Maior congresso da história do ECC/Brasil ocorre na Unoeste
No salão do Limoeiro: 1,2 mil cadeiras estão dispostas para receber congressistas


Três amplos espaços do campus II da Unoeste são preparados para receber, neste fim de semana, o maior de todos os congressos brasileiros do Encontro de Casais com Cristo (ECC). No Salão do Limoeiro, Torre de Cristal, 70 salas, três anfiteatros do bloco B3 e tendas instaladas em espaços externos ocorrerão atividades do evento – com o envolvimento de mais de 2 mil pessoas, entre 300 padres e 40 bispos.

A preparação começou na terça-feira pós-feriado de 9 de julho e tudo deverá estar pronto até o meio-dia desta sexta-feira (13), conforme Gerson Miguel de Tilio, integrante da equipe dirigente. A abertura do XX Congresso Nacional do ECC ocorrerá na sexta, das 19h às 22h, no Limoeiro. No local já foram colocadas 1,2 mil cadeiras. No sábado será das 7h às 20h. E no domingo, das 7h às 14h.

As 30 primeiras salas do campus serão utilizadas pelos círculos de estudos, com 35 componentes em cada um; outras 18 terão painéis para 55 pessoas por grupo; 16 serão utilizadas para reuniões das regionais do ECC; e as 6 restantes servirão como suporte para a organização. Nos anfiteatros acontecerão reuniões de bispos e padres, recepcionados pelo bispo da Diocese de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos.

No acesso às portas do salão principal já estão instaladas oito tendas para recepção dos 1.090 congressistas de todas as regiões do Brasil. Eles assinarão a lista de presença, receberão crachás de identificação e pastas com material informativo sobre a vasta programação. Entre o salão e a praça de alimentação do campus II outras barracas também já estão instaladas e servirão como minimercado de produtos artesanais e lembranças, como terços e pratos com o logotipo do megaevento.

Numa tenda a ser instalada na quinta (12) ficará a equipe de socorros médicos, que contará com ambulância dotada de equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também haverá palco externo destinado à recepção musical dos visitantes a partir das 17h de sexta. Outras tendas são montadas em frente ao restaurante da Torre de Cristal para comportar 2,2 mil almoços por dia. Os congressistas ficarão hospedados nas casas de 500 casais, que os levarão ao campus II e os buscarão ao final das atividades para o jantar e a pernoite. Outros 600 casais estão distribuídos em 16 equipes da logística. Portanto, são 1,1 mil voluntários.

Histórico – O Congresso Nacional do ECC ocorre a cada quatro anos. O anterior foi no Pará, onde participaram 700 pessoas entre congressistas, hospedeiros e organizadores. O salto verificado de lá para cá é de 214%, considerando-se o universo de 2,2 mil pessoas agora em 2012. Tilio, um dos dirigentes da atual edição, conta que desde a candidatura de Prudente, no congresso em Belém (PA), os espaços imaginados eram os da Unoeste. “Quando falamos com a dona Ana [reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima], nossa equipe e o dom Benedito encontram uma pessoa solícita. Fomos e continuamos bem acolhidos, com gente de todos os setores da universidade nos ajudando. A Unoeste é uma grande parceira”, relata.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem