3º Ciclo de Palestras de Agronomia aborda tema Agronegócio
Mercado de trabalho e perfil do profissional foram alguns dos assuntos apresentados aos alunos da área


Mercado exigente que requer profissionais qualificados tecnicamente e que se atualizam constantemente. Esta constatação foi apresentada durante as palestras “Perfil do Profissional no Agronegócio” e “O Mercado Agrícola: Soja e Milho”, ministradas pelo engenheiro agrônomo da multinacional Monsanto, Walter Rossi, na noite desta quarta-feira (22), no auditório Azaleia, campus II da Unoeste.
A atividade, que integra o 3º Ciclo de Palestras do curso de Agronomia da instituição, contou com a presença de professores e alunos desta graduação e do superior de tecnologia em Agronegócio. “A atividade é uma maneira interessante de oferecer aos acadêmicos uma complementação prática do aprendizado visto em sala de aula. Vale ressaltar que as abordagens apresentadas atendem respectivamente aos dois cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (Facapp)”, explica um dos organizadores do evento, o docente Edemar Moro.
O palestrante revela que esta iniciativa é fundamental para informar aos futuros profissionais, o perfil que eles devem possuir para o mercado. “Oportunidades de emprego, comportamento e aprimoramento técnico. Estes assuntos são relevantes, por isso, foram apresentados aos alunos”.
Rossi destaca que apesar do campo ser promissor, ele também é muito exigente e competitivo. “Só o diploma não basta. Os universitários devem estar conscientes de que a aquisição de conhecimentos deve continuar após a conclusão do ensino superior, pois tanto os produtores quanto as empresas, contratam pessoas qualificadas e atualizadas”. Em relação ao aspecto comportamental, ele aponta que hoje em dia os profissionais devem saber lidar com determinadas situações e se adequar ao ambiente de trabalho.
Thaísa Aparecida Girotti, do 2º termo de Agronegócio, esteve atenta às dicas do palestrante. “Esta atividade é muito significativa e o meu curso sempre oferece oportunidades práticas para novos conhecimentos”, diz. Já o aluno do 5º termo de Agronomia, Valmir José Foleis Junior, salienta que foram disponibilizados assuntos complementares aos conteúdos vistos em sala. “Soja e milho são culturas apresentadas nas aulas e, por isso, acredito que este ciclo contribuirá ainda mais para o meu aprendizado. Além disso, acho importante receber orientações de como o engenheiro agrônomo deve se portar no ambiente rural”.
O 3º Ciclo de Palestras contou com o apoio dos alunos integrantes da Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste (Agripec).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste