Alunos de Ciência da Computação participam do Trote do Bem
Por meio do projeto de extensão Click Verde, estudantes criam objetos criativos com lixo eletrônico



Ponte, caixa e robôs são algumas das novas peças que serão levadas para o Museu da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). Com ideias brilhantes e noção de educação ambiental, estudantes do 1º termo de Ciência da Computação da Unoeste construíram diversos objetos usando ventilador, cafeteira, telefone, celular e componentes de computadores. Esta ação, realizada na tarde de hoje (19), integra o Trote do Bem, por meio do projeto de extensão Click Verde.
“Gostei muito! É um jeito inovador de aproveitarmos o que não é mais utilizado. E como trabalhamos em grupos, todo mundo acabou interagindo”, fala Ricardo Brandolim Júnior, calouro de Ciência da Computação. Antes da montagem, os universitários receberam orientações teóricas do que seria desenvolvido. A professora Daniela Tereza Ascencio Russi fala que, na semana anterior, assistiram a um vídeo de conscientização sobre reciclagem de lixo eletrônico e conheceram as ações já desenvolvidas pela Fipp/Unoeste. “Pedimos que trouxessem o lixo eletrônico que tivessem em casa e pesquisassem como poderiam construir um produto para dar um novo uso ao lixo eletrônico”.
Os novatos foram assessorados por Daniela, pela docente Cássia Alves Perego e por acadêmicos que já integram o projeto Click Verde, como Rodrigo Corrêa da Silva, do 5º termo de Sistemas de Informação. Ele concorda que a atividade contribui muito para conscientizar sobre a destinação correta do lixo eletrônico, além de possibilitar construção de “objetos criativos que possam ajudar a divulgar essa campanha”. Por a maioria dos estudantes ser jovem, Cássia acredita que eles conseguem assimilar mais facilmente a informação para repassarem-na. “Temos que nos preocupar com a reciclagem porque o mundo está populoso e a produção de lixo de toda natureza é altíssima. Então, a tendência é evoluir para colaborarmos com o planeta”, completa a professora.
Atividade física – Na segunda-feira (18), os ingressantes de Ciência da Computação, acompanhados do coordenador do curso, Emerson Silas Dória, conheceram o Palácio de Esportes, no campus I da Unoeste. Também foram informados, pelo coordenador de Esportes da Unoeste, Marcel Adilson Marangoni, sobre o funcionamento das atividades esportivas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste