CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Arte literária e produção publicitária são estudadas

Projeto intitulado “Diálogos possíveis entre Literatura e Redação” foi desenvolvido pela docente do curso de Comunicação Social da Unoeste, Mariangela Barbosa Fazano Amendola


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Arte literária e produção publicitária são estudadas
Mariangela e os professores presentes na defesa do estudo na USP, Maria Aparecida Barbosa, Ieda Maria e Victor Aquino


De que maneira a arte literária influencia ou pode influenciar as produções publicitárias? Com o intuito de encontrar esta resposta, a docente da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, Mariangela Barbosa Fazano Amendola desenvolveu o estudo intitulado “Diálogos possíveis entre Literatura e Redação”.

A professora explica que a pesquisa foi motivada devido a sua inquietação sobre como gêneros aparentemente tão ideologicamente distintos, podem se utilizar de mecanismos retóricos idênticos. “A meta geral desvendou-se na elucidação de que existe uma consequente influência das características da linguagem literária em certo gênero da mídia impressa: que é a redação publicitária”, diz.

Ela comenta que considerando a enorme distância que há entre os dois gêneros discursivos – a poesia em sua categoria de arte que se propõe a transcender a dimensão humana pela expressão artística e a publicidade como técnica e instrumento de marketing, inserido no contexto mercadológico de mercadorias – o objetivo do estudo é aprofundar esta questão. “Além disso, existem outros questionamentos a cerca deste tema, como por exemplo, como os mesmos procedimentos poéticos funcionam em gêneros tão contraditórios, uma vez que é possível retirar trechos de textos publicitários e, descontextualizando-os, fazê-los passar por poemas e vice-versa. E mais: até que ponto a linguagem literária influenciou a moderna publicidade impressa fornecendo-lhe poderosos recursos sígnicos e estilísticos capazes de aprimorar seu poder de persuasão e alienação mercadológica”, pontua.

Sobre as considerações obtidas com a pesquisa, a professora diz que a publicidade faz uso dos recursos da arte para alcançar o poder de sedução e persuasão. Em relação à contribuição deste projeto para a sua prática docente, ela destaca que este trabalho é fundamental para o seu aprofundamento teórico, pois possibilita reflexões para as produções midiáticas. “Para a formação dos publicitários, o reflexo estará também em suas produções. Esta é grande diferença do sujeito que procura uma formação acadêmica em determinada área, a de saber o que está produzindo em suas mensagens”, termina.

Defesa – No último sábado (23), a docente defendeu este trabalho de monografia para a conclusão da especialização em Publicidade, Propaganda e Mercado (PPMercado) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, compuseram a banca a orientadora do seu trabalho, a professora doutora Maria Aparecida Barbosa e os professores doutores Victor Aquino, credenciado no programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP e Ieda Maria Alves, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e, dentre outras atribuições, presidenta do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.

Mariangela que já é mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) acrescenta que esta pesquisa possui grande relevância para o prosseguimento dos seus estudos na carreira docente. “Busquei esta especialização antes do doutorado para aprimorar e buscar novos conhecimentos na área em que ministro aulas de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social da Unoeste”.

Ela acrescenta que muitos frutos poderão ser colhidos desta defesa, como um convite para a sua participação como conferencista do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos) que neste ano será sediado na USP e também em projetos futuros para aperfeiçoamento do estudo em doutorado. “Além disso, não posso me esquecer de citar o convívio que tive com autores e pesquisadores de renome na área da Publicidade e Propaganda que ministraram aulas no decorrer do meu curso como João Anzanello Carrascoza. Experiências relevantes para a minha atuação”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem