CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agronomia traz informações sobre compactação do solo

Palestra e visualização prática foram apresentadas por Ricardo Ralisch, pesquisador da UEL


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Agronomia traz informações sobre compactação do solo
Atividade contou com visualização prática numa trincheira aberta em área de plantação de milho
Foto: Gabriela Oliveira Agronomia traz informações sobre compactação do solo
Ralisch demonstrou aspectos relevantes sobre as raízes desta cultura
Foto: Gabriela Oliveira Agronomia traz informações sobre compactação do solo
Palestra “Compactação do Solo” trouxe informações relevantes aos graduandos


Os acadêmicos do 7º e 8º termos do curso de Agronomia da Unoeste participaram, nesta quinta-feira (14), da palestra “Compactação do Solo”, ministrada pelo pesquisador do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), Ricardo Ralisch. A atividade é uma complementação das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II e teve o acompanhamento dos professores Oscar de Andrade Junior e Pedro Veridiano Baldotto.

“A abordagem está diretamente relacionada ao perfil do solo, por isso, trouxemos um doutor neste segmento que fornecerá um embasamento diferenciado”, informa Andrade Junior. De acordo com Ralisch, a discussão em torno desta temática é muito ampla. “Além da compactação do solo, abordei os principais impactos ambientais que a exploração agropecuária gera ao meio ambiente e como esta atividade pode favorecer a natureza”.

Ralisch observa que a região de Presidente Prudente possui dois aspectos que merecem atenção. “O clima quente propicia um ambiente mais agressivo na decomposição do material orgânico, que requer um volume maior deste composto, gerando uma elevada taxa de matéria orgânica. Este resultado protege o solo da compactação”. Ele destaca outra observação, ligada ao tipo de solo predominante. “O solo arenoso possui uma resistência mecânica à compactação e pode ser um aliado interessante, desde que sejam adotadas estratégias adequadas de manejo”.

O palestrante aponta a relevância em trazer estas reflexões para os alunos. “Atualmente, estamos com um problema sério dentro do contexto rural. Por meio da intensificação das ações produtivas, os riscos de danos também aumentam, assim existe a necessidade de preparar profissionais que tenham habilidade técnica para lidar de forma correta com estas situações”, completa.

Após a palestra, os alunos participaram de uma explanação prática dos assuntos apresentados por Ralisch. “Fizemos uma trincheira onde temos a cultura do milho, para que o palestrante demonstrasse o comportamento das raízes e possíveis áreas de compactação do solo”, diz Andrade Junior.

Para a acadêmica do 7º termo, Flávia Alessandra Migracca, são essas atividades que proporcionam boas experiências. “É muito bom conhecer a visão de um profissional que tem experiência sobre o assunto, pois tenho a oportunidade de complementar o meu aprendizado”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem