CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Docente da Fipp pesquisa sobre algoritmo para placa de carro

Linguagem de programação é relatada em artigo científico, publicado recentemente em jornal internacional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Docente da Fipp pesquisa sobre algoritmo para placa de carro
Novo algoritmo detecta placas e torna-se útil, por exemplo, para radares
Foto: Matheus Teixeira Docente da Fipp pesquisa sobre algoritmo para placa de carro
Doutor Francisco Assis da Silva, professor da Unoeste, é um dos autores


O doutor Francisco Assis da Silva, professor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), acaba de ter um artigo científico publicado no jornal internacional Signal & Image Processing. O texto em inglês, que pode ser lido nesta página, apresenta um novo algoritmo para o reconhecimento de placas de carros. Esta linguagem de programação pode ser útil para praças de pedágio, portarias de edifícios, condomínios e radares fixos em estradas.

Além de desenvolver um algoritmo para reconhecer os dígitos das placas, houve uso do Scale Invariant Feature Transform (Sift) para localizar as chapas em imagens que contêm fotos dos carros. “O algoritmo Sift extrai praticamente os mesmos pontos-chave do mesmo objeto em imagens capturadas de pontos de vista diferentes. É muito utilizado para a construção de panoramas de imagens, sendo que duas imagens precisam ter sobreposição e apresentar os mesmos pontos para que ocorra a fusão e, consequentemente, deve ocorrer o mesmo com as demais imagens capturadas na sequência”, explica Silva.

Segundo o doutor, pesquisar e ter um retorno do estudo é de extrema importância, tanto para o corpo docente, quanto para a Unoeste. Para o professor, “a universidade cresce com as publicações, pois passa a ser vista e conhecida no mundo inteiro, além de ter mais valor para os interessados em estudar nela”. Além disso, é capaz de engrandecer o conhecimento dos alunos quando eles estão envolvidos nos trabalhos, o que muitas vezes ocorre.

O artigo científico “ALPRS – Uma nova abordagem para Reconhecimento de Placas de Licenciamento Veicular usando o Algoritmo Sift” também tem autoria dos professores Almir Olivette Artero (Unesp de Presidente Prudente), Maria Stela Veludo de Paiva (USP de São Carlos) e Ricardo Luís Barbosa (Unesp de Sorocaba). O Sift é utilizado, de acordo com Silva, em trabalhos de Visão Computacional e foi desenvolvido em 2004 por David Lowe, professor do departamento de Ciência da Computação na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem