CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo da experiência em filosofia propõe ensino emancipador

Pesquisa de professor da pós stricto sensu é apresentada no congresso mais importante da América Latina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo da experiência em filosofia propõe ensino emancipador
Doutores Santos, Carvalho e Mendonça, e o doutorando Fábio Sagula
Foto: Cedida Estudo da experiência em filosofia propõe ensino emancipador
Santos, Severino, Carvalho e Sagula, na universidade do Uruguai
Foto: Cedida Estudo da experiência em filosofia propõe ensino emancipador
Santos ao lado do painel do congresso, no hall da Udelar


A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste esteve representada no 2º Congresso Latino Americano de Filosofia da Educação, realizado e Montevidéu, no Uruguai. O professor doutor Genivaldo de Souza Santos apresentou estudo sobre a experiência como possibilidade no ensino de filosofia. Temática voltada ao ensino emancipador, resultante de uma educação crítica e reflexiva capaz de promover maior autonomia do aluno e do professor.

Considerado o evento mais importante da América Latina no segmento da filosofia da educação, o congresso foi realizado de 21 a 23 de março na Universidad de la Republica Uruguay (Udelar), com mais de 700 comunicações científicas e mesas de diálogos. Além de pesquisadores do país sede, estiveram envolvidos argentinos, brasileiros, mexicanos, venezuelanos, colombianos, equatorianos, peruanos e chilenos; membros da comunidade científica produtora dos estudos mais recentes sobre processos educativos.

A realização foi da Associação Latino Americana de Filosofia da Educação, presidida pelo pesquisador brasileiro Samuel Mendonça, da PUC de Campinas, que recebeu entre os compatriotas os doutores Walter Cohan, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Silvio Gallo, da Unicamp, Antonio Joaquim Severino, da USP de São Paulo, e Alonso Bezerra de Carvalho, da Unesp em Marília, que é expoente e pioneiro da filosofia da educação, conforme Santos.

“Além de ser importante na troca de experiências, o congresso abriu possibilidades da criação de novos vínculos com pesquisadores de outros países, de ampliar laços acadêmicos e pessoais que, certamente, contribuirão com a qualidade da pesquisa desenvolvida na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste”, comenta Santos que é graduado em filosofia e pós-graduado mestre e doutor em educação pela Unesp, campus de Marília; professor de Filosofia da Educação na pós stricto sensu da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem