Ambiental faz apresentações no Comando de Policiamento
Egressos executaram trabalhos sobre resíduos sólidos e estação de tratamento de esgoto do CPI-8



Acompanhados de professores, três egressos da turma de 2012 do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste foram hoje (16) ao Comando de Policiamento do Interior-8 (CPI-8), em Presidente Prudente, para apresentar o resultado dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) que desenvolveram com foco na melhoria ambiental das áreas onde a sede da corporação está inserida.
Os ex-alunos presentes foram Lucas Prado Osco, atual estudante do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, Victor Roberto Ferreira de Melo e Cláudio Izumi Hirokado Júnior. Os dois primeiros apresentaram a pesquisa “Proposta de gerenciamento para os resíduos sólidos do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior”, na qual foram orientados pelas docentes Leila Esturaro e Isabela Marega Rigolin – ambas presentes no CPI-8. “Identificamos vários desconformes e conseguimos, de acordo com o projeto, separar estes resíduos, quantificá-los e dar uma proposta ambientalmente correta e uma destinação adequada”, declara Melo.
Hirokado Júnior, por sua vez, demonstrou os resultados obtidos com o trabalho “Diagnóstico e avaliação quanto à remoção carbonácea da ETE [estação de tratamento de esgoto] do 18º Batalhão de Polícia Militar em Presidente Prudente-SP”. Este TCC foi realizado com Carlos Eduardo Rodrigues Barquilha e sob orientação do professor Alexandre Teixeira de Souza. De acordo com Hirokado Júnior, os acadêmicos propuseram, entre outras ações, limpeza da estação. “Analisamos e diagnosticamos os erros para poder achar uma solução e o batalhão sempre atendia com rapidez quando era possível”.
O coordenador da graduação em Engenharia Ambiental, Ivam Salomão Liboni, também compareceu à atividade. Os dois trabalhos demonstram, conforme o professor, que o curso da Unoeste transcende os muros da academia e chega à comunidade. “Toda a parte teórica e tecnológica que temos são aplicadas na prática, usando esta aplicação ao bem de, no caso específico, uma corporação”. No CPI-8, os três egressos e os três professores da universidade foram recebidos por policiais do efetivo, dentre eles o 1º-tenente Carlos Roberto Rodrigues e o comandante, coronel Francisco Batista Leopoldo Júnior.
Segundo o coronel Leopoldo, as apresentações proporcionaram conhecimento suficiente para os militares aprimorarem a rotina. “Melhorando o ambiente, melhoramos as pessoas, a nossa motivação e a nossa disposição e as condições de prestarmos serviços de melhor qualidade para a sociedade”. O tenente Carlos concorda. “Para nós, que lidamos com a legalidade, agirmos com legalidade é importante. Então, os trabalhos, desenvolvidos com responsabilidade pelos alunos, contribuíram e muito com a questão do esgoto e dos resíduos sólidos”, finaliza. Na ocasião, acadêmicos de Engenharia Civil da Unoeste assistiram às palestras para se inteirarem dos assuntos e planejarem pesquisas que futuramente possam vir a se relacionar com o CPI-8.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste