Clareamento deve ser feito após planejamento odontológico
Orientação é dada pelo dentista Paulo Sérgio Quagliatto, palestrante da abertura da 18ª Jornada Acadêmica de Odontologia



Desejados por muitos, os dentes branquíssimos são meta para muitas pessoas que querem fazer do sorriso um verdadeiro cartão de visita e, ao mesmo tempo, elevar a autoestima. E para alcançar a dentição mais clara de forma saudável, o dentista Paulo Sérgio Quagliatto, professor doutor em Dentística Restauradora, recomenda que haja planejamento odontológico, pois a arcada dentária é diferente entre pacientes, podendo alguns apresentar, por exemplo, espaços entre os dentes (diastema) e alterações de cor e forma.
“As pessoas querem os dentes mais brancos e menos manchados e um dos princípios que devemos seguir é realizar primeiramente uma técnica de clareamento para depois poder restaurar, devolver a forma, a função e a estética de maneira mais compatível”, diz Quagliatto, palestrante da abertura da 18ª Jornada Acadêmica da Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente, da Unoeste. O evento foi iniciado nesta manhã (23), no teatro César Cava, campus I, e tem programação até terça-feira (28), com atividades no mesmo local.
O discurso foi intitulado como “Princípios estéticos aplicados à odontologia restauradora” e abordou, nos subtemas, sobre clareamento dental, técnica estratificada com resinas compostas, reconstruções de dentes tratados e restaurações indiretas em cerâmica para dentes anteriores. “A aula explicativa dele é muito boa, mostra visões diferentes! Ele fala de um jeito que parece que você está sentado no sofá da sua casa prestando atenção, você não fica com dúvida”, avalia Bruna Paião Leite da Silva, 21, do 7º termo.
Na parte da tarde, Quagliatto, apoiado pela FGM Produtos Odontológicos, aplicou um hands on (curso prático) de estética dental para alunos dos 7º e 8º termos de Odontologia da Unoeste, no Laboratório de Dentística, bloco B do campus I. A vivência foi muito importante para os alunos como Bianca Sayuri Shimabukuro, 21. “Sempre tive vontade de aprender mais sobre o pino de fibra de vidro e o Quagliatto é um profissional muito bom”, declara a estudante do 7º termo.
Acompanhe – A apresentação dos projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e dos casos clínicos realizados por acadêmicos do 4º e do 5º termos será amanhã (24), às 8h. Mais duas palestras serão promovidas, na segunda (27): “Doenças periodontais x doenças sistêmicas”, com Mirella Lindoso Gomes Campos, doutora em Clínica Odontológica (às 8h), e “Otimizando os protocolos de acabamento / resinas e cerâmicas, preparos de faceta e coroa cerâmica: fatores de sucesso”, conduzida pelo doutor em Odontologia, Paulo Vinícius Soares (às 14h). Por fim, a terça (28) é dedicada à mostra de TCCs pelo 8º termo, com início às 8h.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste