CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Debate sobre economia verde conta com inserção da Unoeste

Discussão volta-se para o bem-estar e igualdade social, com redução de riscos ambientais e escassez ecológica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Debate sobre economia verde conta com inserção da Unoeste
Painel de ecologia e economia, aberto na manhã desta sexta-feira
Foto: João Paulo Barbosa Debate sobre economia verde conta com inserção da Unoeste
Público participante do VI Fórum de Direito Ambiental do Pontal
Foto: João Paulo Barbosa Debate sobre economia verde conta com inserção da Unoeste
Professores e alunos do mestrado em Meio Ambiente da Unoeste


Profissionais e pesquisadores que atuam na área do meio ambiente na região do Pontal do Paranapanema estão mobilizados num fórum em que o tema é economia verde. A Unoeste está inserida no debate, por meio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, através do mestrado em Meio Ambiente, de Extensão e Ação Comunitária, com a Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais, além das graduações em Direito e Engenharia Ambiental. A discussão permeia o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que preconiza uma economia que resulta em melhoria do bem-estar e igualdade social e a redução de riscos ambientais e escassez ecológica.

Em sua sexta edição, o Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema tem carga de 20 horas, realizado na noite de quinta-feira (16) e durante o dia todo desta sexta-feira (17). É realizado no Espaço Toledo, no Parque Furquim, zona leste de Presidente Prudente. O conteúdo contempla a proposta universal de que o aumento de renda e de vagas de trabalho deve ser estimulado por investimentos, públicos e privados, que possibilitem diminuir a poluição, aumentar a eficiência energética e prevenir perdas da biodiversidade. O conceito de economia verde é amplo, porém objetivo.

Há a previsão de articulação em tudo que se faz para melhorar a vida das pessoas, com o desenvolvimento compromissado em manter, aprimorar e reconstruir os bens naturais e que os mesmos sejam vistos como bens econômicos e fonte de benefícios, especialmente para a população de baixa renda, onde estão inseridos trabalhadores que têm seus sustentos em estreita dependência da natureza. Conforme os organizadores do fórum, a escolha do tema economia verde originou de ter sido um dos mais discutidos na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Realizado pela Associação Paulista do Ministério Público (MPE) e 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o evento fomenta debate e reflexão em assuntos como economia verde e a contribuição para o desenvolvimento sustentável; os desafios do desenvolvimento sustentável frente à mudança do clima; fundamentos, políticas públicas e conhecimento científico sobre ecologia e economia; aspectos polêmicos sobre agrotóxicos; fundamentos políticos da proteção do ambiente e o papel do Estado neste contexto; e aspectos da valoração ambiental e a nova economia.

A abertura na noite de quinta-feira, conduzida pelo coordenador do fórum Nelson Bugalho (promotor público estadual) recebeu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, outras autoridades e personalidades. A Unoeste esteve representada pela coordenadora de Ações Extensivas Gerais, Cidinha Martines, e a assistente Graziella Plaça Orosco de Souza. Professores e alunos do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional estão envolvidos, com participação no debate.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem