Documentário mostra vida e obra de Jupyra Cunha Marcondes
Filme sobre a fundadora do primeiro conservatório de música de Presidente Prudente será exibido pela primeira vez

Fundadora do primeiro conservatório de música e uma das figuras mais importantes do contexto cultural de Presidente Prudente, a professora Jupyra Cunha Marcondes é o tema de um videodocumentário que será exibido pela primeira vez, nesta quarta-feira (22), no Centro Cultural Matarazzo.
Intitulado “Jupyra Cunha Marcondes: um videodocumentário sobre sua vida e obra”, o audiovisual foi produzido pelos formandos em Jornalismo, Ivan Oliveira, Mylene Firmino, Paulo Sereguetti e Suelen Azevedo, da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), como peça prática de um Trabalho de Conclusão de Curso.
Em 1h30, o vídeo conta a trajetória de vida e as realizações de Jupyra na área da cultura, como a fundação do Conservatório Municipal Dramático e Musical de Presidente Prudente, no ano de 1952, e hoje chamado de Escola Municipal de Artes “Professora Jupyra Cunha Marcondes”.
Jupyra nasceu na cidade de Franca (SP), no dia 3 de agosto de 1905, sendo que se mudou com seus pais para Presidente Prudente em 1923. Cinco anos depois, casou-se com Paulo Kruger Soares Marcondes, filho do então Coronel José Soares Marcondes, e teve quatro filhos homens. Ela morreu em 1974.
De acordo Mylene Firmino, uma das autoras do filme, a importância da professora Jupyra para a cidade e região justifica toda pesquisa realizada. “Jupyra foi uma das pioneiras da cultura de Presidente Prudente e mereceu ser estudada mais a fundo. O que procuramos é descobrir quais os reflexos das suas ações no passado, que se perpetuaram nos dias de hoje”.
Para o formando em Jornalismo, Paulo Sereguetti, o trabalho chegou ao final depois de uma intensa pesquisa bibliográfica e documental, além de dezenas de entrevistas. “O foco do trabalho foi documentar, por meio de depoimentos de ex-alunos, familiares e amigos de Jupyra, quem foi essa mulher e o que ela representou culturalmente para Presidente Prudente”.
Serviço – O videodocumentário terá sua primeira apresentação nesta quarta-feira (22) para convidados, entre eles os 24 entrevistados que participaram das gravações, além de autoridades da capital da Alta Sorocabana, amigos e familiares.
Por Suelen Azevedo, da Assessoria de Imprensa da Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste