CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Integração e formação profissional abrem semana da Facopp

João Alberto Pedrini, da Folha de S. Paulo, e Luciana Colnaghi, da agência Leo Burnett participaram do primeiro dia do evento na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Jorge Flash Integração e formação profissional abrem semana da Facopp
Público presente na abertura da 18ª Semana de Comunicação
Foto: Jorge Flash Integração e formação profissional abrem semana da Facopp
Luciana Colnaghi, planner da agência Leo Burnett, palestrante de abertura na área de publicidade
Foto: Letícia Quirino Integração e formação profissional abrem semana da Facopp
João Alberto Pedrini, repórter da Folha de S. Paulo, falou sobre a importância de uma boa apuração jornalística


João Alberto Pedrini, repórter da Folha de S. Paulo, e Luciana Colnaghi, da Agência Leo Burnett, abriram, nesta segunda-feira (6), a 18ª Semana da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), com foco em formação profissional e aproximação entre áreas afins para o desenvolvimento do jornalismo e da publicidade. O evento acontece no campus II da Unoeste e segue até sexta-feira (10).

As palestras de Pedrini e Colnaghi ocorreram simultaneamente nos auditórios Carvalho e Azaleia e juntas reuniram um público de mais de 230 pessoas. O repórter da Folha de S. Paulo em Ribeirão Preto (SP) e formado pela Facopp ressaltou a importância de uma boa apuração nas matérias jornalísticas, com atenção especial para a questão das variadas versões de uma história e da pesquisa coerente e amparada em fontes oficiais. Ele ainda ressaltou que nada no jornalismo impresso deve ser feito na base do improviso. “É importante para o bom jornalismo realizar reuniões e planejar as ideias para que haja uma crítica construtiva. Uma equipe discutindo chega a um bom entendimento”, disse.

Um dos pontos altos da palestra ocorreu quando o jornalista trouxe à tona um assunto que começa a ser discutido em razão das inovações do próprio jornal em que trabalha: a comunhão do impresso com outras mídias como TV e internet. Para isto, apresentou uma reportagem da TV Folha, canal telejornalístico do Grupo Folha, que possui programas semanais na TV Cultura. Os repórteres do jornal apresentam temas a partir da linguagem televisual. “É uma novidade e uma tendência. O impresso tende muito a ganhar com esta expansão de fronteiras”.

Seguindo a mesma linha, Luciana Colnaghi, que atua na área de planejamento publicitário da agência Leo Burnett, em São Paulo, desenvolveu a conversa com estudantes e professores, a partir da necessidade da publicidade promover um intercâmbio maior com outras áreas do conhecimento para um melhor desenvolvimento de suas ações. Em especial, Colnaghi ressaltou o aproveitamento dos conceitos da Psicologia. “A gente consegue entender um pouco mais da mente humana”, disse ela ressaltando ainda que “é muito importante entender o público-alvo. Quanto mais entendemos as pessoas, mais sentido podemos dar à comunicação”.

A publicitária interagiu com a plateia por meio de uma metáfora, em que comparou um pedaço de massa de modelar com o planejamento em publicidade. “O processo de planejamento é como um pedaço de massinha. Começa sem forma alguma e aí vamos modelando até se obter um produto.”

Para o aluno Felipe Parron, do 1º termo de Comunicação Social, a palestra foi importante para conhecer um pouco sobre planejamento. “Foi legal, pois ela explicou um pouco sobre essa área que pretendo seguir.” Segundo a professora da Facopp, Silvia Fraga, o número de inscritos para esta edição da semana foi positivo. “Com mais de 230 inscrições o evento mostrou sua importância para aqueles que estão preocupados com a formação acadêmica e profissional.”

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade, Larissa Crepaldi, a expectativa para o restante da semana é de palestras ainda mais motivadoras para os alunos, em especial para os detalhes que cercam o mercado de trabalho. “Sempre é uma oportunidade para os estudantes, porque há muitas dúvidas e receios quanto ao futuro profissional. Com o foco das palestras neste sentido, há muita oferta de aprendizado.”

Palestras e workshops – A 18ª Semana de Comunicação da Facopp segue até sexta (10) com palestras no período noturno e workshops pela manhã, que abordarão temas como: animação, fotografia, edição de imagem, produção de roteiro, cinegrafia, oratória e programas gráficos para criação. Confira a programação completa. As atividades acontecem nos auditórios Carvalho, Jacarandá e Azaleia.



Por Wellington Roberto, Roberto Kawasaki e Letícia Quirino, da Assessoria de Imprensa da Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem