CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Núcleo de Estudos Ambientais nasce com dois projetos de peso

Órgão institucional aberto à comunidade busca parceria no Fehidro e planeja engajamento no Projeto Rondon


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Núcleo de Estudos Ambientais nasce com dois projetos de peso
Participantes da primeira reunião oficial do Neamb


Grupo de pesquisadores cria na Unoeste o Núcleo de Estudos Ambientais (Neamb), com vínculos nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Com regimento em fase de elaboração, o novo órgão tem o caráter institucional e abre-se para a comunidade de Presidente Prudente e região. Na primeira reunião oficial, na tarde desta terça-feira (14), ficou estabelecido o desenvolvimento de dois projetos de peso. Um que busca a parceria do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e outro voltado ao engajamento no Projeto Rondon.

A intenção é apresentar, na próxima reunião regional do Fehidro, órgão da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo de São Paulo, um projeto voltado a realizar diagnóstico e análise de qualidade da água dos córregos do Cedro e do Limoeiro, que se constituem numa bacia hidrográfica inserida na zona urbana prudentina, com impacto numa área de 31 mil quilômetros quadrados. O projeto, elaborado pelos pesquisadores Marcos Norberto Boin e Alba Regina Azevedo Arana, tem o envolvimento da Dra. Renata Médici Frayane Cuba.

A reunião do Fehidro será no dia 28 deste mês e a proposta a ser formulada prevê a alocação de recursos a serem empregados nos estudos com o envolvimento de estudantes e professores de cursos da graduação e da pós-graduação. Estão inseridos na proposta os cursos de Química, Engenharia Ambiental, Geografia e Arquitetura, além do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. O título do projeto é o seguinte: Fragilidade e Potencialidade da Bacia do Córrego do Cedro e do Córrego do Limoeiro.

Para o Projeto Rondon, a intenção é de que a Unoeste forme expedição de alunos e professores para atuarem em dois conjuntos de propostas. Num deles, as atividades são nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. No outro: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. Na sexta-feira (17), o projeto será fechado e encaminhado à apreciação da Proext, para depois ser remetido ao Ministério da Defesa, até o dia 27 deste mês.

A pretensão é de envolver dois professores e oito alunos em cada conjunto, proporcionando a expedição de 20 pessoas da Unoeste para atuar na Operação Velho Monge, de 18 de janeiro a 3 de fevereiro nos estados do Piauí e Maranhão, em 20 municípios, a partir de Teresina como centro regional e compreendendo Água Branca, Alto Longá, Buriti dos Lopes, Guadalupe, Ilha Grande, Luzilândia, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Palmeirais, Piracuruca, São João do Arraial, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Aldeias Altas, Barão de Grajaú, Governador Eugênio Barros, Peritoró, São Bernardo, Senador Alexandre Costa e Timbiras.

Na condição de Instituição de Ensino Superior (IES), a Unoeste fará inscrição e aguardará a reposta do aceite para que possa formalizar a seleção, aberta a alunos de todos os cursos, dos integrantes da expedição. Participaram da primeira reunião do Neamb: Gustavo Maia Souza, Patrícia Alexandra Antunes, Leila Maria Couto Esturaro Bizarro, Graziella Plaça Orosco de Souza, Marcus Vinícius Pimenta, Alba Regina Azevedo Arana, Rebeca Delatore Simões, Munir Jorge Felício, Ana Paula Alves Favareto, Antonio Fluminhan Junior e Renata Médici Frayane Cuba.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem