Padre lança livro que aponta causas da violência no Brasil
Publicação por editora do Rio é resultado de pesquisa desenvolvida junto ao mestrado em Educação da Unoeste


O padre Wilson Cristovam lança, nesta quinta-feira (23), o livro A Cultura da Violência e os Desafios da Educação para a Paz, uma publicação da Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), com sede no Rio de Janeiro. Resultado de pesquisa científica desenvolvida junto ao mestrado em Educação da Unoeste, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o livro aponta as principais causas da violência no Brasil. O lançamento está programado às 19h30, no auditório da Casa do Advogado, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Presidente Prudente.
A pesquisa bibliográfica apurou a cultura da violência no país, para a qual contribuem como principais causas os fenômenos gerados pela desigualdade social, criminalidade, desemprego, fome, conflitos civis, educação precária, pobreza e desigualdade social. Cristovam é natural de Indiaporã, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, proximidades de Jales e Fernandópolis. Sua família está radicada há vários anos em Prudente, onde há seis anos responde pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Cedral.
Também leciona filosofia no ensino médio, na Escola Estadual Miguel Omar Barreto, no bairro São João. É graduado em filosofia pela Universidade do Sagrado Coração, em Bauru. É bacharel em teologia pelo Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília. Fez especialização em Arte Educação, na Unesp em Prudente. É mestre em Ciências da Educação pela Unoeste e faz doutorado na Universidad San Carlos, em Asunción, no Paraguai.
Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a cultura da violência e seus efeitos nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo, utilizando a experiência da pesquisa feita no mestrado, realizado nos anos de 2010 e 2011, com a orientação da professora doutora Lúcia Maria Gomes Corrêa Ferri. Sobre o lançamento do livro, Cristovam deixa em aberto o convite a todos os interessados.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste