Saúde Visual do Escolar é noticiada em publicação nacional
Está na revista dos Lions o projeto de iniciativa do Cinquentenário e que tem a Unoeste entre os parceiros



A edição número 290 da Revista dos Lions Clubes do Brasil registra os 45 anos do Lions Clube Cinquentenário de Presidente Prudente, completados no final de 2012. Apresenta notícia de página inteira, com foco na grande obra social desse clube de serviço que é o projeto Saúde Visual do Escolar. Enquanto parceira dessa iniciativa, a Unoeste está inserida na notícia de circulação nacional. A tiragem é de 29 mil exemplares. A circulação ocorre em mais de 1,5 mil clubes que juntos têm cerca de 40 mil associados.
O produto de divulgação oficial da Associação Internacional de Lions Clubes possui 34 publicações em 21 idiomas, sendo que a de língua portuguesa existe desde 1963. Tradição que valoriza o que é noticiado pela revista. Fato comemorado pelos associados do clube autor da iniciativa do projeto em prol da boa visão de alunos do ensino fundamental em escolas públicas, implantado em 2010 e que está no quarto ano consecutivo, com excelentes resultados.
Existe redução de crianças com problemas de visão e as que passaram a utilizar óculos também passaram a apresentar melhor rendimento escolar. Os testes de acuidade visual são aplicados aos alunos de 6º ano, nas próprias escolas, por estudantes do curso de Medicina da Unoeste que são acompanhados de professores. O projeto está cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Crianças que apresentam algum indício de problema de visão são encaminhadas para exame oftalmológico no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa.
São João – Na tarde desta segunda-feira (13) o Saúde Visual do Escolar esteve na Escola Estadual Professor Miguel Omar Barreto, no bairro São João. Foram aplicados testes em 113 crianças, das quais 26 passarão por consultas. Esta foi a 8ª de 11 escolas a serem atendidas neste semestre, sendo que nas últimas três os serviços serão prestados na quinta-feira (16) desta semana, a partir das 14h. As atividades de encerramento do período ocorrerão nas escolas Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana; Fernando Costa, no centro; e Professor Anna Antônio, no Parque Castello Branco.
As consultas, que devem ser marcadas num único dia, atenderão alunos na Omar Barreto e ainda de outras seis escolas: Francisco Pessoa, Marietta Ferraz, Tannel Abbud, Clotilde Veiga, Anna Antônio e Fernando Costa. No segundo semestre serão atendidos alunos de 15 escolas, incluindo as duas que estavam entre as previstas para agora, mas que precisaram adiar: Hugo Miele e Mirella Pesce Desidere. Primeiro, os testes. Posteriormente, as consultas.
No atendimento de hoje o banco de olhos esteve representando pelo tesoureiro José Laury Miskulyn, pela assistente social Fátima Rota e a estagiária Lucelena Balestra. Os estudantes da Unoeste foram acompanhados pelas professoras Rogéria Castilho e Márcia Bueno. Pelo Lions Clube Cinquentenário compareceram: Walmy Geraldo de Almeida, Odilton Ribeiro da Silva, Jandira da Silva Mituo Abe e Misa Abe.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste