Docente de Letras participa de obra sobre autor barroco
Gelise Soares Alfena é autora do capítulo “O Santo Erótico”, no livro “Erotismo e religiosidade – Romances de Antônio da Fonseca Soares sobre mulheres”

“Erotismo e religiosidade – Romances de Antônio da Fonseca Soares sobre mulheres”. Organizado por Carlos Eduardo Mendes de Moraes, este livro reúne diversos estudos produzidos por pesquisadores da área de Letras, relacionados a este curioso personagem, que é autor português do século 18. A docente do curso de Letras da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, Gelise Soares Alfena, participa da obra, por meio do capítulo de sua autoria, intitulado “O Santo Erótico”.
A professora, que ministra, na graduação, as disciplinas Linguística, Língua Portuguesa e Metodologia de Ensino de Português, explica que a singularidade do poeta e orador Antônio da Fonseca Soares existe por conta da sua ampla produção literária. “As publicações compostas por poemas eróticos, satíricos e lírico-amorosos recebem a assinatura de Antônio da Fonseca Soares, enquanto os textos referentes à sua oratória fervorosamente religiosa são remetidos ao Frei Antônio das Chagas, nome pelo qual o autor é mais conhecido”.
Sobre este segundo personagem, a docente diz que ele surgiu após a conversão do poeta para a vida monástica. “Exilado voluntariamente no Brasil, essa escolha motivou Soares a escrever uma carta a dom Francisco de Sousa, pedindo para voltar a Portugal na condição de religioso, o que tornou esse documento essencial para a compreensão desta conversão”.
Gelise revela que a escolha do autor como objeto de estudo deste livro ocorreu por causa da elaboração de um guia biográfico e bibliográfico com aproximadamente 250 autores que assinaram trabalhos nas academias brasílicas da Bahia nos anos de 1724 e 1759. “Constatou-se, então, que o nome de Antônio da Fonseca Soares não estava em nenhuma daquelas associações. Mesmo assim, optou-se pela inclusão de 104 de suas produções, em mais de três centenas, que se encontram arquivadas na biblioteca geral da Universidade de Coimbra, de Portugal. Deste modo, esta publicação contempla diversas questões sobre o poeta e religioso português, bem como os seus escritos e a relação entre as suas respectivas identidades e a forma de como representou a mulher nas suas produções”.
A professora comenta que o organizador do livro foi seu orientador no mestrado em Linguística e Filologia, concluído em 2005 pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de Assis. “Moraes possui um currículo renomado, entre as suas qualificações é professor assistente doutor de graduação na área de Cultura Clássica, Filologia e Literatura Latina e de pós-graduação em Pesquisas Filológicas em textos Luso-brasileiros dos séculos 17 e 18, na Unesp. Além disso, possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e é pós-doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal.
Sobre o capítulo de sua autoria no livro, Gelise descreve que ele traz algumas questões teóricas relacionadas ao Barroco, cuja base é a literatura clássica antiga e, também, trata da ambiguidade semântica dos romances (poemas) de Antônio da Fonseca Soares. “Pesquisei sobre este autor durante o meu mestrado, que me permitiu verificar que as suas produções possuem caráter ambíguo, decorrente do uso de conotações observadas por meio das figuras de linguagem, hipérboles e antíteses que expressam claramente os conflitos vivenciados pelo homem deste período literário”.
Ela acrescenta, ainda, que esta publicação e os estudos referentes a Soares contribuem significativamente para a sua atuação docente no curso de Letras da Unoeste. “Levando-se em consideração que sou professora de linguística nesta graduação e um dos conteúdos estudados pelos alunos quando entram em contato com essa disciplina é a comparação mais pragmática desta última com a Filologia, propiciando um melhor entendimento das transformações pelas quais passaram a língua portuguesa, esta obra promove um diálogo entre ambas as disciplinas. Na verdade, por realizar a análise de parte da obra de Antônio da Fonseca, este livro nos possibilita realizar um estudo abrangente, isto é, interdisciplinar entre a Filologia, a Literatura e a Linguística, disciplinas extremamente relevantes para a formação do futuro professor.
Ainda dá tempo – A Unoeste disponibiliza vagas remanescentes para o curso de Letras. Os interessados podem se inscrever para o Vestibular Agendado. Mais informações no site da universidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste