CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agronomia integra Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

Evento considerado um dos mais importantes do país na área contou com a participação de docentes e alunos dos cursos de graduação e pós da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Agronomia integra Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
Representantes da Unoeste em frente ao local do evento, em Florianópolis (SC)
Foto: Cedida Agronomia integra Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
Wellington Eduardo Xavier, mestrando em Agronomia, também foi um dos expositores de pesquisas científicas


Alunos e docentes dos cursos de graduação e pós em Agronomia da Unoeste, que integram o Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro), da instituição, estiveram na última semana no 34º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), realizado em Florianópolis (SC). Avaliado como um dos mais importantes na área de solos do país, o evento reuniu pesquisadores, extensionistas, professores, profissionais liberais e estudantes relacionados ao setor. Na ocasião, os representantes da universidade participaram como ouvintes de palestras e, também, na apresentação de trabalhos em forma de pôster.

O coordenador do mestrado e doutorado em Agronomia da Unoeste, Fábio Fernandes de Araújo foi um dos envolvidos na iniciativa. “Este congresso é considerado como um momento de atualização e produção de informação, que está diretamente ligada à ciência do solo. Por meio de diferentes atividades, como simpósios, conferências e exposição de estudos, tivemos a oportunidade de conhecer diversas pesquisas, bem como expor as nossas produções”, explica.

Segundo ele, as pesquisas desenvolvidas na Unoeste, que foram levadas ao evento, propiciaram uma interação ímpar. “Criamos um ambiente de discussão e troca de ideias. É importante dizer que a universidade serve como referência para o oeste paulista, pois desenvolve trabalhos, onde muitos são inéditos e geram resultados positivos, que contribuem com o setor agrícola da nossa região”.

O mestrando em Agronomia, Amarildo Francisquini Junior conta que participar deste evento é relevante para o seu currículo e, também, para o enriquecimento do seu embasamento. “Tive a oportunidade de apresentar um estudo que aborda o nitrogênio e potássio na produção de matéria seca e na qualidade bromatológica de Tifton 85. Para mim este momento foi muito interessante, pois mantive contato com outros pesquisadores relacionados à ciência do solo”.

Carlos Sérgio Tiritan, coordenador da graduação na Unoeste, salienta que além da pesquisa, o congresso permitiu a visualização das amplas áreas de atuação do engenheiro agrônomo. “Para o acadêmico esta iniciativa foi muito válida para que ele analise e vislumbre onde pode trabalhar nos campos da pesquisa e extensão. Além disso, o universitário teve a oportunidade de visualizar apresentações de profissionais nacionais e internacionais”, diz.

O aluno do 8º termo em Agronomia da universidade, Luis Eduardo Mazetti Feitosa, revela que é a primeira vez que participa de um evento deste porte. “Apresentei um trabalho relacionado às diferentes doses de nitrogênio na braquiária. Uma experiência muito significativa, que me possibilitou conhecer estudos e pessoas de diferentes lugares. Sobre o conteúdo das palestras, acredito que todas as informações repassadas foram muito válidas e poderão contribuir com a minha futura formação”.

Participantes – Além dos nomes citados acima, estiveram na 34ª edição do CBCS, os docentes Carlos Henrique da Silva e Paulo Claudeir Gomes da Silva, o aluno de graduação, Danilo Figueiredo e os de pós-graduação, Antônio Emilio Rodrigues Manrique, Wellington Eduardo Xavier, Rodrigo Takashi Maruki Miyake e Tiago Aranda Catuchi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem