Assentamento Pé de Galinha receberá ampla mobilização social
Parceiros planejam as ações e anunciam o megaevento de prestação de serviços, em Mirante, para 21 de setembro



Agricultores familiares de Mirante do Paranapanema (SP) receberão vários serviços, incluindo os preventivos à saúde, durante o Agita São Bento. A ampla mobilização social é anunciada para 21 de setembro, um sábado. Será das 8h30 às 12h30, na escola do assentamento, mais conhecido como Pé de Galinha. A maior parte dos atendimentos será prestada por alunos de vários cursos da Unoeste, orientados e acompanhados por professores, numa parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e apoio da prefeitura.
O público-alvo é constituído por cerca de 500 famílias, o que representa 2,5 mil pessoas que habitam os assentamentos São Bento, King Meat, Canaã, Haroldina, Santa Apolônia, Estrela d’Alva, Santa Clara, Antônio Conselheiro, Paulo Freire, Arco-íris, Santana, Santa Cruz e Alvorada. O local do megaevento, no bairro rural Engenheiro Veras, fica a 23 km da sede do município. Como Agita São Bento, esta será a segunda edição do Agita Pontal, programa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, que na primeira edição foi na versão Agita Areia Branca, no começo do ano, em Marabá Paulista.
O programa busca promover interação e integração das famílias; esclarecer questões de cidadania; sensibilizar sobre a preservação e recuperação ambiental; orientar sobre produção, gestão e comercialização; fortalecer o grupo de mulheres; promover a autoestima; e realizar ações de esporte, cultura e lazer. Na reunião de planejamento desta quinta-feira (15) à tarde, no campus II da Unoeste, a Proext esteve representada por Cidinha Martines, Graziella Orosco, Afife Fazzano, Décio Gomes de Oliveira, Rosângela Cristóvão Ferreira e Darci Galbiati.
Outros participantes da Unoeste: Josué Pantaleão (Faclepp), Sibila Leão Honda (coordenadora de Arquitetura), Mariangela Fazano Amendola (Facopp), Luciana Nogueira Romero (Nutrição), Pedro “Tomate” Baldotto (Agronomia), Celi Quiroga (Enfermagem) e Cláudia Alessi (Medicina). Pelo Itesp, estiveram envolvidos: Odjalma Betranello, Carlos Alberto Silva, Lourdes Azedo e Rose Bertaco Giacomini.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste