Teatro, debate e passeata movimentam Semana de Aleitamento
Atividades contaram com participação dos cursos da área da Saúde na Unoeste



Situações reais que ocorrem na gestação, desde a confirmação da gravidez até os cuidados necessários que envolvem uma equipe multidisciplinar de saúde. Estes foram os pontos centrais da encenação teatral realizada por acadêmicos do 5º ano do curso de Medicina da Unoeste, dando início ao evento que marcou as atividades finais, realizadas em Presidente Prudente, em alusão à 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. As atividades ocorreram nesta quinta-feira (8), na Casa do Médico. Com humor, a peça contou ainda com a participação de acadêmicos de Enfermagem e mostrou as dificuldades de uma adolescente que se torna mãe inesperadamente, e como a equipe de saúde deve orientá-la em todas as etapas da gestação até o nascimento do bebê.
As situações mostradas serviram de parâmetro para a discussão da mesa redonda, desenvolvida após o teatro. A banca foi composta por profissionais da área de diferentes entidades da cidade, como nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, enfermeira, pediatra, odontologista e uma acadêmica, representando as doadoras de leite. A plateia também participou com perguntas. Dentre os assuntos em debate, estiveram: a dificuldade que o adolescente tem para assumir a paternidade; a importância da estruturação familiar para que a gravidez precoce seja evitada; a necessidade de ter profissionais de todas as áreas da Saúde trabalhando juntos na atenção básica; e quais são os desafios encontrados pela mãe quando inicia a amamentação.
Sobre a encenação dos acadêmicos, a Dra. Elza Utino, professora da Unoeste e médica responsável pelo setor de Pediatria do HR, frisou que os alunos estão sendo preparados, cada vez mais, para interagir com a população, desde o 1º ano da graduação. “No 5º ano, os futuros médicos se envolvem realmente com a questão do aleitamento materno, durante o estágio em Pediatria. Eles estão me surpreendendo, pois conseguiram trazer essa bagagem e expressar verbalmente o que está certo e errado”, revela. O aluno Bruno Carrijo, que esteve envolvido na peça, reforça que faz parte do trabalho orientar a população sobre os benefícios da amamentação. “É a parte preventiva”.
Além dos cursos de Medicina e Enfermagem, também participaram do evento alunos e professores de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia. As atividades, que integram a programação da Semana do Aleitamento Materno no município, contam com a parceria da Unoeste, Hospital Regional (HR), Secretaria Municipal de Saúde, Departamento Regional de Saúde (DRS) 11 e Banco de Leite Humano de Prudente. Todas as entidades estiveram representadas neste evento. Vale lembrar que amanhã (9), ainda tem orientação às gestantes e puérperas no HR.
“Com a efetivação dessas parcerias temos a possibilidade de aumentar o estoque de leite. Esta semana tivemos um número maior de doadoras e mães interessadas em doar. Sabemos que hoje, com a divulgação da semana, aumenta-se o número, mas, infelizmente, daqui um mês volta a diminuir. A população ainda não tem a consciência da importância do aleitamento e de doar o leite excedente”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite Humano, Marilza Lourenção. Segundo ela, o banco atende somente 60% das necessidades dos prematuros internados nos hospitais do município. “Precisamos incentivar o aleitamento materno e a doação, para que possamos atender 100% da demanda”, acrescenta.
Mobilização – Uma passeata pelo Parque do Povo, que terminou em frente ao Espaço da Juventude, na avenida 14 de Setembro, encerrou as atividades. O objetivo, conforme a professora do curso de Enfermagem da Unoeste e uma das organizadoras do evento, Larissa Sapucaia Esteves, foi chamar a atenção e sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. “Sabemos que a cultura da não amamentação ainda é presente no nosso meio”, afirma.
Em um balanço geral das ações da semana, a docente destaca que houve comprometimento de professores e alunos dos cursos da Saúde da Unoeste. “Principalmente, destaco a integração entre as graduações em torno do tema”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste