Acadêmicos de Odontologia desenvolvem trabalho voluntário
Iniciativa foi realizada na Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert, localizada no bairro Brasil Novo, de Presidente Prudente


O estágio curricular do curso de Odontologia da Unoeste está entre as ações que permitem a complementação do embasamento teórico, oferecendo uma vivência prática diferenciada aos acadêmicos. A Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert, localizada no bairro Brasil Novo de Presidente Prudente, é um dos locais onde os alunos do 3º termo da graduação realizam atividades.
A dedicação e o empenho dos universitários no desenvolvimento das suas atividades foram observados pelos responsáveis do local, o que gerou um convite inusitado: promover uma ação em comemoração ao Dia das Crianças aos estudantes da unidade de ensino. Realizada nesta semana, a ação teve o acompanhamento das docentes Juliane Avansini Marsicano e Rosana Leal do Prado.
“Os acadêmicos se organizaram e fizeram uma doação financeira para a escola que alugou escorregadores e camas elásticas e, além disso, a Unoeste por meio da Odontologia doou escovas de dente para as crianças. Houve também a apresentação de um número musical pelos futuros dentistas, que também auxiliaram nas brincadeiras durante todo o dia”, conta a professora Rosana.
Para a docente, experiências como essa permitem aos acadêmicos conhecerem a realidade desse público. “Outro aspecto positivo é que trabalhos voluntários contribuem na formação de profissionais mais humanos e comprometidos com a comunidade”.
A universitária Thaís Denadai conta que a oportunidade de participar dessa atividade foi maravilhosa. “Consegui proporcionar a felicidade dessas crianças e compartilhar um pouco do que se aprende na universidade. Foi muito satisfatório, pois nunca ganhei tantos abraços”. Para a acadêmica Ana Clara Silva Barcelos, a experiência foi enriquecedora e deveria ser repetida mais vezes. “Entendi melhor a realidade das crianças desse bairro e pude levar alegria para elas”.
Em relação aos estágios supervisionados, a aluna Nataly Dara Moraes Santos comenta que eles trazem um aprendizado ímpar. “Por meio dessas atividades, tenho a oportunidade de complementar o meu embasamento e contribuir com a saúde bucal da população”, conclui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste