CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Grupo de estudos de Direito atrai alunos de vários perfis

Projeto de extensão reúne alunos e egressos da graduação na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Grupo de estudos de Direito atrai alunos de vários perfis
Participantes analisam casos reais e se posicionam como julgadores


O Grupo de Estudos Avançados Trabalhista (Geat), vinculado ao Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do curso de Direito da Unoeste e à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), prossegue para o segundo ano de atividades, oficialmente como projeto de extensão. Os encontros retornaram em fevereiro com grande procura pelos acadêmicos, conforme relata a responsável pela iniciativa, professora mestre Mari Angela Pelegrini, juíza do Trabalho. A novidade, segundo ela, é a participação de acadêmicos do 3º termo, pois, a princípio, os encontros despertavam maior interesse entre os estudantes dos dois últimos anos, já que estes têm contato com a disciplina em questão. Com a grande procura, esgotaram-se as vagas para este semestre, sendo que os alunos interessados podem participar apenas como ouvintes. Em agosto serão abertas 20 vagas.

A iniciativa permite que os participantes se posicionem como julgadores. “Cada semana apresento um estudo de caso que acontece ou aconteceu na vida real. É feita uma rápida leitura e resumo do tema central envolvendo trabalhadores e empresas, além de sindicatos. Cada integrante emite sua opinião. Após, anotam, enviam por e-mail o que encontraram na internet e, a partir daí, é mostrado no próximo encontro como o caso foi realmente julgado”, relata. Mari Angela conta que algumas vezes os casos são vistos no próprio site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª região, onde a docente está vinculada como titular da Vara do Trabalho de Rancharia (SP).

E o perfil dos participantes é o mais variado. Tem estudantes apenas interessados pelo tema ou que estão se preparando para o Exame de Ordem, bem como egressos da Unoeste que também estão estudando para a prova. A docente relata que o Geat tem atraído alunos que têm o Direito como a segunda graduação e que se identificam com a área trabalhista, como é o caso de um casal, do 7º termo, Aline Fonseca Franco e José de Oliveira Costa Filho. Ela tem formação em odontologia, mas atua como fiscal de rendas do Estado de São Paulo, e ele é médico e docente da Unoeste. “Eles vieram de Belo Horizonte (MG) e relataram estar realizados com os estudos na universidade”, afirma a juíza, destacando que outros médicos também já passaram pelo grupo.

Geat – Os encontros ocorrem às quintas-feiras, na sala 109 (escritório piloto), piso 1 do bloco B3, no campus II.

Bancas – A professora aproveita para lembrar que no dia 22 de maio haverá várias bancas de monografia sobre temas trabalhistas, sendo alguns alunos integrantes do Geat. Será a partir das 15h, no antigo salão do júri.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem