CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem apresenta estudo em congresso de cardiologia

Estudo é mostrado em pôster, na reunião científica que recebe convidados internacionais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Enfermagem apresenta estudo em congresso de cardiologia
Celi, Vinicius, Vanessa e Gabriel apresentam trabalho em São Paulo


Uma pesquisa da graduação em Enfermagem da Unoeste, apresentada na última edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da universidade, será apresentada em pôster no 35º Congresso de Cardiologia do Estado de São Paulo. O evento ocorre na capital paulista, neste fim de semana (21 a 23), e recebe convidados internacionais, com uma programação científica que contempla, além da área de enfermagem, educação física, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

O estudo da universidade intitulado “Fatores de risco e prevalência de hipertensão em idosos, ação realizada através de um projeto de extensão universitária” é de autoria da professora Celi Cristina Calamita Quiroga, da recém-formada Ana Carolina de Fáccio Azevedo e dos acadêmicos Gabriel Oliveira Silva e Vinicius Encenha Lanza, ambos do 4º termo, e de Vanessa Caroline Silva Ferreira, que cursa o 7º período. “Com a apresentação de trabalhos em um congresso renomado, fica claro que a nossa instituição investe seriamente em extensão, e utiliza os resultados em benefício da pesquisa e da busca da saúde populacional”, declara a docente.

Produzido a partir do projeto “Pressão na Medida: a equipe de saúde no controle da hipertensão”, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), o estudo verificou a prevalência de hipertensão arterial, fatores de risco de obesidade e circunferência abdominal acima dos valores ideais em um grupo de idosos. Como resultado, encontraram 54% de pessoas (50 dentre 92) com pressão arterial elevada, em taxa maior ou igual a 14 por 9 – destes hipertensos, 34 mulheres e 16 homens. A medida da circunferência abdominal estava além do preconizado em 80% dos casos, 42% do total de atendidos na ação tinham sobrepeso e 19% estavam em patamar de obesidade.

Segundo Celi, os resultados vistos na ação de extensão da Unoeste demonstram que estratégias devem ser trabalhadas com o objetivo de orientar a população sobre hipertensão e fatores de risco, em especial o público idoso. “A orientação sobre o controle de peso e diminuição da circunferência abdominal deve ser amplamente discutida e explicada aos que participam de todas as atividades da área da saúde”, enaltece a docente, que junto aos três acadêmicos estará presente no congresso de cardiologia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem