CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos do Projeto Guri recebem instrução sobre meio ambiente

Atividade socioeducativa é proporcionada pela parceria com a Pró-reitoria de Extensão da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Alunos do Projeto Guri recebem instrução sobre meio ambiente
Lima durante a palestra para alunos do Guri no Matarazzo
Foto: João Paulo Barbosa Alunos do Projeto Guri recebem instrução sobre meio ambiente
Doutora Ivone Tambelli durante a palestra em Rancharia
Foto: João Paulo Barbosa Alunos do Projeto Guri recebem instrução sobre meio ambiente
Visita à exposição itinerante de insetos na biblioteca


O Projeto Guri oferece aos seus alunos de música atividades socioeducativas, duas vezes por semestre. O polo de Presidente Prudente optou por inserir a ação deste mês de junho na Semana Municipal de Meio Ambiente. Aproveitando a parceria com a Unoeste, por intermédio do Projeto Guri na Universidade que é mantido junto a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), na manhã dessa terça-feira (3) houve palestra ambiental para alunos de três polos, incluindo os de Martinópolis e Piquerobi.
 
No Centro Cultural Matarazzo, o mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Anderson Murilo de Lima formulou abordagem geral sobre questões ambientais presentes no dia a dia de uma cidade e das pessoas em geral. No encontro com meninos e meninas de oito a 14 anos, o assunto foi conduzido com perguntas e respostas, proporcionando reflexão e melhor compreensão. As sacolinhas de compras estiveram entre os assuntos abordados, como parte de uma preocupação mundial que levou países como a China a proibir o uso e economizar por ano 37 milhões de barris de petróleo utilizado como matéria-prima.
 
Outra abordagem foi sobre o óleo de cozinha usado, para que seja guardado numa garrafa pet e entregue em um posto de coleta. As instruções de Lima foram no sentido da criação de hábitos domésticos, incluindo a separação do lixo para destinar à coleta seletiva de plásticos, metais, vidro e papel. Para a coordenadora do polo prudentino Cristiana Miralha foi mais uma contribuição das Unoeste ao possibilitar abordagem sobre um tema tão importante. “Assim é que convidamos alunos de outros polos”, comentou.
 
O Guri oferece aulas de música no contraturno escolar, para diferentes instrumentos. A partir do dia 7 do próximo mês, em todas as unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, serão abertas matrículas para novos alunos. Informações são encontradas no site do Projeto Guri. No polo de Prudente o contato para mais esclarecimentos pode ser feito pelo telefone (18) 3222-5588.
 
Rancharia – A Proext também mobilizou uma equipe para contribuir com a Semana do Meio Ambiente de Rancharia. Na segunda-feira (2) foi realizada a exposição didática itinerante “Insetos e Aracnídeos da Regi ão do Pontal do Paranapanema”, na biblioteca municipal, além da apresentação de seis palestras. Durante o dia, Adriano Murilo Jardim falou em diferentes momentos aos alunos do colégio agrícola e da Escola Municipal Lázara Nogueira Severo Lins.
 
No período da noite, na biblioteca a doutora Ivone Tambelli, professora do Programa de Mestrado em Educação, discorreu sobre conceitos e usos do cacto (ora-pro-nóbis) na alimentação escolar. Na sequência, Lima falou sobre atitudes práticas para educação ambiental. A equipe esteve acompanhada pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza, juntamente com as estagiárias do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), Develin Breda Boer e Larissa Laís da Silva.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem