Centro de Estudos em Medicina do Esporte busca pesquisadores
CEMEEx está com processo seletivo aberto para estudantes de nove cursos de graduação da Unoeste

Há pouco mais de dois meses foi criado, na Unoeste, o Centro de Estudos em Medicina do Esporte e do Exercício (CEMEEx) para realizar pesquisas científicas com potencial de publicação em revistas de grande impacto. Já há sete envolvidos, que encontram-se semanalmente no bloco H do campus I. A equipe informa que está com processo seletivo aberto para estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. São duas vagas para cada graduação e as linhas de pesquisa são três: desempenho humano esportivo, epidemiologia da atividade física e fisiologia clínica do exercício.
O Dr. Vagner Raso, professor do curso de Medicina da Unoeste, é o líder da equipe e incentiva os acadêmicos a participar, pois considera que a “pesquisa científica é de grande importância para aqueles que desejam ser profissionais de excelência, pois proporciona não apenas imersão no conhecimento científico, mas potencializa a prática diária”. O aluno Bruno Novaes Azevedo, do 8º termo de Medicina da Unoeste, um dos que já integram o CEMEEx, declara que “a pesquisa é um meio essencial para a formação do conhecimento fidedigno, pois nos torna capazes de trilhar sobre um mundo de sabedoria, bem como proporciona a indagação de novas verdades”.
O centro de estudos também conta com participação dos gestores do curso de Medicina da Unoeste – Gabriel de Oliveira Lima Carapeba (diretor), Michel Jorge Cecílio (coordenador) e Nilva Galli (coordenadora) – além de dois egressos da universidade, Fernando Cezar Cardoso Maia Filho (formado em Medicina e residente de Otorrinolaringologia) e Letícia de Mattos Oishi (formada em Educação Física). Dois profissionais de renome internacional são padrinhos na iniciativa: os doutores Victor Keihan Rodrigues Matsudo, consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e presidente de honra do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (SP), e Walter Frontera, docente de Medicina na Universidade de Vanderbilt (EUA).
De acordo com Raso, o CEMEEx já angariou parcerias nacionais e internacionais de grande prestígio: universidades de Munique (Alemanha), de Pau et des Pays de l’Adour (França) e da Tessália (Grécia); Instituto de Radiologia de Presidente Prudente; Laboratório de Biomecânica da Unesp de Prudente; e Santa Casa de Misericórdia de Prudente.
Serviço – Os interessados em participar da seleção para integrar o CEMEEx devem enviar e-mail para cemeex@unoeste.br. É preciso incluir link do cadastro pessoal no Currículo Lattes, histórico escolar atualizado e digitalizado, e escrever quais são as cinco mais importantes expectativas que têm quanto ao grupo e os cinco mais importantes pontos em que o centro pode esperar do candidato.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste