Egressos de sucesso contam experiências no fim da Infoeste
Quatro profissionais formados pela Fipp/Unoeste participaram do tradicional encontro de alunos e ex-alunos



Com o tradicional encontro de alunos e ex-alunos, na última sexta-feira (30) foi finalizada a 26ª Semana de Computação e Informática da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, também conhecida como Infoeste. Os egressos Bruno Paes Húngaro, 27 anos, Juliano Sales, 25, Ricardo Luiz de Oliveira, 33 e Tatiana Silva de Gois, 27 subiram no palco do teatro César Cava, localizado no campus I, para dividir suas trajetórias profissionais com estudantes, professores e profissionais da área.
Húngaro é formado em Ciência da Computação, em 2010, e de lá para cá trabalhou em projetos para Elseve, GOL, Itaú, Odebrecht, Samsung, TAM e Volvo. Hoje ele atua como analista de sistemas e líder técnico do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Com larga experiência, diz que os estudantes conseguirão bom encaminhamento ao mercado se tomarem atitudes agora, como ficar de olho e estudar sobre novas tecnologias e participar de atividades extracurriculares, como monitorias, pesquisas, cursos, extensões, palestras e congressos. “A Fipp me incentivou a ir atrás de novas tecnologias. Isso eu carrego comigo até hoje, porque aprender e buscar conhecimento conta muito”.
Analista desenvolvedor sênior no Grupo LTM, empresa especialista no desenvolvimento e gerenciamento de estratégias de comunicação e negócios. Este é Sales, formado em Sistemas para Internet em 2011, ano que iniciou a desenvolver um software com foco em arquitetura de software e práticas ágeis. “Tenho orgulho de ter me formado em uma das melhores faculdades do país em informática! Além do peso que ela tem no mercado, trouxe os valores, princípios e conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento da minha carreira”. O jovem, que já trabalhou em projetos para empresas como Brasil Foods, Caixa Econômica Federal, Corinthians, L’Oréal, Oi e Submarino, informa que o mercado de trabalho está à procura de profissionais proativos, por isso indica que os universitários se enquadrem nesse perfil para alçarem voos mais altos.
Oliveira, analista de sistemas e proprietário de Empresa RSoft Soluções, reconhece que a Fipp foi o início de tudo na sua vida profissional, pois “realmente a qualidade do aprendizado na Fipp está sempre à frente”. De acordo com ele, a preocupação em fazer com que o aluno aprenda é demonstrada diariamente por professores que entendem do assunto com ensino associado a uma infraestrutura completa. Oliveira é formado em Sistemas de Informação em 2002 e desde 2003 desenvolve sistemas comerciais para lojas, confecções, consultórios médicos, incorporadoras, empresas e indústrias. “A tecnologia veio para ficar e a atualização é fundamental, pois todos os dias são encontrados problemas da vida real que só são solucionados através de ferramentas que apoiam os programadores no desenvolvimento”, declara.
Tatiana é egressa de Ciência da Computação do ano de 2010, desde então, é desenvolvedora. Ela frisa que é muito importante estar sempre atualizada e buscar novos conhecimentos, uma vez que a informática é uma área que se inova constantemente. “O diferencial em nossa profissão é ter boas ideias e atitudes direcionadas à solução de cenários encontrados em nosso ambiente de trabalho”, declara a analista de sistemas na Benner, em projetos do Banco Central do Brasil. Também já participou de projetos para ArcelorMittal, Infraero, Porto Seguro, Sabesp, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Regional Federal e Unimed. “A Fipp foi o primeiro e mais importante passo em minha carreira profissional. Além de todo conhecimento, aprendi a lidar com opiniões e ideias diferentes, prática esta de extrema importância num ambiente profissional e pessoal”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste