Mestrado em Meio Ambiente abre inscrição para aluno especial
Interessados têm prazo de 16 de junho a 31 de julho; processo seletivo considera currículo e histórico escolar

Com o processo seletivo baseado em análise de currículo e histórico escolar, avaliados pela comissão de seleção, o Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste recebe inscrições para alunos especiais de 16 deste mês a 31 de julho. A pós stricto sensu ofertada pela universidade, junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, possui conceito 4, emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação que avalia o ensino superior no Brasil.
O programa está plenamente inserido no âmbito da universidade, em seu papel de centro produtor de pesquisa e da produção de conhecimento inserido em discussão interdisciplinar e no contexto do processo de desenvolvimento regional sustentável. O mestrado destina-se aos profissionais das ciências da vida, da terra, humanas, exatas e aplicadas, tendo como principal desafio o exercício da interdisciplinaridade em duas linhas de pesquisa: 1- avaliação e análise de impacto ambiental e 2- planejamento ambiental e desenvolvimento regional.
Conforme informações disponibilizadas no site da pós, a linha 1 objetiva realizar estudos e pesquisas relacionados à analise de impactos ambientais causados por fatores predominantemente antrópicos, considerando-se diferentes aspectos do ecossistema, bem como os impactos sociais; investigar processos ecológicos, geológicos, geomorfológicos e climatológicos relacionados aos problemas ambientais e buscar desenvolver modelos mecanísticos explicativos para a compreensão dos processos de impacto ambiental.
A linha 2 objetiva desenvolver estudos, a partir de eixos temáticos: a análise das políticas públicas ambientais que visam ao desenvolvimento regional; o desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental; a caracterização de ecossistemas e o planejamento ambiental; estratégias de manejo e conservação ambiental. Ainda, os estudos procuram analisar o impacto da gestão do conhecimento e da informação no planejamento ambiental e desenvolvimento regional, bem como no desenvolvimento econômico e social e seu impacto ambiental.
Com a coordenação do doutor Gustavo Maia Souza e vice-coordenação do doutor Tadeu Alcides Marques, o corpo docente conta ainda com os doutores Antonio Fluminhan Júnior, Alba Regina Azevedo Arana, Ana Paula Alves Favareto, Carlos Henrique dos Santos, Edilene Mayumi Takenaka, Hamilton Mitsugu Ishiki, Luiz Euribel Prestes Carneiro, Marcos Norberto Boin, Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues, Munir Jorge Felício, Patrícia Alexandra Antunes, Paulo Antonio da Silva, Rebeca Delatore Simões e Renata Calciolari Rossi e Silva.
Serviço – Inscrições e mais informações no site da Pós Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste