CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Seminário de Gestão Comercial expõe estudos acadêmicos

Formandos apresentaram aos colegas de sala e banca avaliadora os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Seminário de Gestão Comercial expõe estudos acadêmicos
Iniciativa realizada com os futuros gestores já é tradição na graduação
Foto: Gabriela Oliveira Seminário de Gestão Comercial expõe estudos acadêmicos
Banca avaliadora foi composta por Wilson Roberto Lussari e pelo professor Valdecir Cahoni Rodrigues
Foto: Gabriela Oliveira Seminário de Gestão Comercial expõe estudos acadêmicos
Docentes acompanhados pelos alunos envolvidos na atividade


Foi realizada na noite dessa terça-feira (3) a 6ª edição do Seminário de Iniciação Científica do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste. Durante a atividade, os acadêmicos do 4º termo – último período da graduação – apresentaram os seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) para os colegas de sala e professores integrantes da banca avaliadora.
 
Essa iniciativa que já é tradição na graduação, permite aos universitários demonstrar publicamente suas reflexões em torno dos conhecimentos obtidos nas disciplinas Métodos de Estudo e Pesquisa, Trabalho Científico e de Conclusão de Curso. “A sociedade tem uma visão equivocada sobre a metodologia de pesquisa como se a mesma tivesse um único fim. Isso não é verídico, pois ela é uma forma de pensar, em que uma vez entendida e introjetada, permite ao indivíduo aplicá-la nas mais diversas atividades comerciais de uma organização”, explica o coordenador do curso, Wilson Roberto Lussari.
 
De acordo com ele, nessa edição do seminário foram apresentados quatro trabalhos. “Acredito que essa mostra monográfica contribui com a formação desses futuros gestores comerciais, pois, atualmente, o principal diferencial de mercado para esse profissional reside na capacidade de problematizar as soluções”.
 
Sobre a relevância dessa iniciativa, Lussari argumenta que é notório o problema das empresas que contratam gerentes que consomem muito de seu tempo “apagando incêndios”, resolvendo problemas pontuais, sem uma abordagem metodológica. “O resultado é pouco tempo para pensar estrategicamente. Assim, o curso promove intensamente ao longo de um ano uma estratégia de lógica de raciocínio em estabelecer um projeto e depois desenvolver uma pesquisa, cujo aprendizado ele fixará permanentemente, empregando em diferentes âmbitos, desde a elaboração de uma simples carta até o desenvolvimento de projetos e propostas comerciais”.
 
Apesar do nervosismo, Eduardo Alves Duarte e mais dois amigos de turma apresentaram o trabalho “A motivação dos alunos ingressantes e a satisfação dos egressos do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial”. “Durante o desenvolvimento desse estudo apliquei muitos dos conhecimentos adquiridos em aula. Sinto-me realizado, pois nos empenhamos muito para estar aqui hoje expondo esse trabalho”.
 
Apresentações – A banca que avaliou os estudos foi composta por Lussari e pelo professor Valdecir Cahoni Rodrigues. Além do estudo citado na matéria, foram expostos no seminário os seguintes trabalhos: A importância da comunicação interna nas organizações: um estudo de caso na empresa objeto de estudo de Presidente Prudente (SP); Inovação e desenvolvimento na melhoria do atendimento realizado pelo representante comercial; e Gestão comercial nas cooperativas: o caso da Cooperlix.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem