CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biomedicina aplica teste de colesterol em pacientes de UBS

Atendimento é prestado pela primeira vez e o próximo está agendado para 23 de novembro no Brasil Novo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Biomedicina aplica teste de colesterol em pacientes de UBS
Aplicação do teste de colesterol, por estudantes de Biomedicina
Foto: João Paulo Barbosa Biomedicina aplica teste de colesterol em pacientes de UBS
Dona Edite – servidora aposentada – durante aplicação de questionário
Foto: João Paulo Barbosa Biomedicina aplica teste de colesterol em pacientes de UBS
Professoras Aline e Rosângela com a equipe de futuros biomédicos

Na Unidade Básica de Saúde Doutor Miguel Roberto Krasucki, no bairro Brasil Novo, usuários são atendidos pelo Programa de Aproximação à Prática do Biomédico no SUS – Sistema Único de Saúde – com aplicação de teste de colesterol, pela primeira vez. Fato ocorrido na tarde desta segunda-feira (26), como parte do Programa de Promoção de Saúde no Brasil Novo que existe há cinco anos, no qual a Biomedicina está inserida desde o ano passado. Após o trabalho de territorialização, de casa em casa para fazer cadastro dos moradores, houve a constatação de que vários apresentam distúrbios metabólicos, que potencializam a possibilidade de problemas cardiovasculares. Daí a iniciativa de realizar o teste de colesterol cuja presença alta no sangue aumenta o risco de desenvolver doenças que afetam o sistema circulatório: vasos sanguíneos e o coração.

Para este último trimestre de 2015 são dois agendados: o de hoje e o do dia 23 de novembro, com a estimativa de 80 testes nas duas ocasiões, conforme a professora Aline Duarte.  Num primeiro momento, os usuários recebem informações gerais e respondem a um questionário aplicado pelos estudantes de Biomedicina. Em seguida são encaminhados para os testes e, enquanto esperam pelo resultado que sai em poucos minutos, são informados sobre o papel do biomédico na saúde pública. Ao apresentar colesterol alto, o usuário é encaminhado para o atendimento proporcionado por outros cursos, em especial o de Medicina. Caso não cumpra a orientação, acabará sendo abordado em sua própria casa, quando das visitas domiciliares proporcionadas pelo programa que mantém uma ficha com as informações de cada morador usuário do SUS.

Para cada morador atendido são ofertados dois folders: um com informações gerais e outro com orientações mais específicas, destinado ao que apresente colesterol alto. A servidora pública municipal aposentada Edite Silva Theodoro – que trabalhou no setor de limpeza no prédio da prefeitura – fez o teste e saiu feliz, pelo colesterol no nível normal. Ela disse estar plenamente inserida nas atividades proporcionadas pelos programas vinculados aos cursos da área de saúde e à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, a exemplo da caminhada, da qual participa três vezes por semana. As várias atividades envolvem parcerias com as secretarias municipais de Saúde e da Assistência Social. Ocorre a integralidade preconizada pela humanização do SUS e a interdisciplinaridade desenvolvida pela universidade.

Além de Aline, esteve presente na ação de hoje a professora Rosângela Cristóvão Ferreira. Participaram os seguintes estudantes: João Lucas Aguiar Moraes, Rosana Soares da Silva, Ana Rúbia Pelloso, Pamela Franco Silva, André Correa, Raquel Soares da Silva, Kauan Rojas, Susileidy Camargo, Débora Roncolato, Marjori Alonso, Yasmin Munhoz dos Santos, Ualter Guilherme Cipriano Rosa, Isabela Fiorentino de Souza, Laura Aparecida Antonio Schinke, Lucas Oliveira Silva e Isabela Santos Souza. Eles são orientados a tomarem cuidados com os mínimos detalhes, como são os casos de uso de jaleco de manga longa e um par de luvas para cada procedimento de coleta de material biológico (sangue), com o objetivo de evitar qualquer possível contaminação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem