Concluintes de pós em psicologia expõem produção científica
Estudos sobre o trânsito possibilitam diferentes abordagens apresentadas em pôsteres à comunidade acadêmica


A produção científica de 17 concluintes da especialização em Psicologia de Trânsito, ofertada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, ganhou resumo em forma de pôster, com exposição para a comunidade acadêmica da Unoeste. No final de semana, os trabalhos ficaram expostos no hall do segundo piso do bloco B2, no campus II, onde fica a maioria dos cursos de pós. Nesta segunda (16) e terça-feira (17), foram transferidos ao hall do piso térreo do bloco ao lado, o B3, mesmo ambiente de localização do curso de graduação em Psicologia.
Conforme a coordenadora da especialização e diretora da graduação Dra. Regina Gioconda de Andrade, os trabalhos foram produzidos como requisito para conclusão de curso, com sua orientação e também das professoras Zilda Rodrigues e Rose Meire Riçado Ueda, que orientou um único trabalho, produzido por Camila Felix Perbeline, com o título “O uso do aparelho celular no trânsito”. É possível que algumas produções possam ser publicadas como artigo científico; porém, esse é um encaminhamento que depende do interesse individual.
Trabalhos orientados por Zilda: Estresse e agressividade no trânsito, por Bruna Lara Bazo Gasolla; Agressividade no trânsito: uma revisão bibliográfica, Adriana Inague; Trânsito e o medo de dirigir: uma revisão de literatura, Ana Lúcia Constante de Moraes; Perspectiva da compreensão do trânsito e sonolência, Eliana Hillebrand Perez; e Ansiedade e sua influência na direção veicular, Edmeire Pereira da Silva.
Ainda da produção conduzida por Zilda constam: O papel do psicólogo do trânsito: uma revisão de literatura, Geovânia Bissoli Siqueira de Almeida; Atuação do psicólogo do trânsito: uma revisão bibliográfica, Dayana Roberta Pereira de Oliveira; Medo de dirigir, Naimê Martins de Paula; Educação para o trânsito e a formação dos novos condutores de veículos automotores: uma revisão de literatura, Luiz Antonio Frandulice; e O fator humano e sua responsabilidade perante aos acidentes de trânsito, Juliana Silveira Guraleski.
Trabalho com a orientação de Regina: Stress em motoristas profissionais, Vitoria Milczwski Ribeiro; A perspectiva do stress no trânsito, Patrícia Benetti Farhat; A importância da avaliação psicológica para o contexto do trânsito, Francielle Guedes Akaki; Os principais transtornos da personalidade identificados na avaliação psicológica de condutores, Genival Pereira Gonzaga Júnior; Os processos da avaliação psicológica, Fernanda Ravalli da Rocha Silva; e A importância da avaliação psicológica no contexto do trânsito: revisão de literatura, Maria Angélica Pontes Duveza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste