CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Campeões mundiais de basquete aplicam capacitação

Atividade realizada pelo Centro de Basquete “da Hortência” envolve professores e estudantes de educação física


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Campeões mundiais de basquete aplicam capacitação
Maroneze: múltiplas possibilidades ao profissional de educação física
Foto: João Paulo Barbosa Campeões mundiais de basquete aplicam capacitação
Secretária Tute: estrutura e recursos da Unoeste favorecem parceria
Foto: Homéro Ferreira Campeões mundiais de basquete aplicam capacitação
Hermes Balbino: teoria antes da prática, no Centro Esportivo

Presidente Prudente sediou capacitação de basquetebol na área de ciências da saúde, no final de semana. Sábado (19) e domingo (20) os campeões mundiais de 1994 e medalhistas olímpicos (bronze) de 1996 em Atlanta, que integraram a comissão técnica da seleção brasileira feminina, Sérgio Maroneze e Hermes Balbino desenvolveram atividades teóricas e práticas para mais de 30 professores e estudantes de educação física. A Unoeste foi escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) para abrigar o treinamento inserido no Centro de Basquete, que mantém quatro polos na cidade, em projeto do qual Hortência é madrinha, com aporte financeiro do governo federal e patrocínio da empresa Vivo.

No primeiro dia, Maroneze aplicou a maior parte da teoria que consta da metodologia do projeto. Foram em dois períodos, sendo que na parte da manhã abriu com o conteúdo da pedagogia do esporte, numa proposta do olhar diferente para as múltiplas possibilidades do profissional da educação física, inclusive a de ser um empreendedor. Essa parte da capacitação ocorreu de manhã e à tarde no auditório Azaleia. Esteve presente a secretária municipal de esportes Maria Cristina Borges Madeiral “Tute”, ex-jogadora da seleção brasileira e de alguns clubes, entre eles o Minercal de Sorocaba, onde Maroneze foi preparador físico.

No domingo, também em dois períodos, conteúdo e prática foram ofertados no Centro Esportivo, no campus II. O foco de Balbino esteve voltado às habilidades de uso do corpo. A capacitação envolveu o gerente administrativo-técnico do Centro de Basquete, Renato Dupas Bragagnollo. Ele contou que o Instituto Gestão Sustentável do Esporte (IGSE) está, atualmente, em oito cidades do interior paulista e em Santos, no litoral. Além de Prudente, as outras cidades são: Araraquara, Botucatu, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí, Marília e São José dos Campos.

“O projeto só acontece por conta da estrutura metodológica ofertada nesses cursos de capacitação, com carga horária de 32 horas. O treinamento ocorre a cada ciclo de 12 meses”, disse Bragagnollo. Em Prudente são 400 vagas, mas no ciclo passado recebeu 464 meninos e meninas em aulas mistas na Escola Municipal Alayde Tortorella Faria Mota, no Jardim Planalto; Parque de Uso Múltiplo Coronel Brisola, na Vila Euclides; Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação; e Tênis Clube, no Jardim Paulista.

O projeto atende alunos do ensino fundamental, no contraturno escolar. São crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos. Em Prudente, a coordenação das atividades vinculadas ao Centro de Basquete é da professora Helena Suguitani Cintra, com os envolvimentos dos professores José Alves da Silva Júnior “Negativo”, Fátima Belone e David Teles. A secretária Tute comentou que a escolha da Unoeste para a capacitação decorreu da boa estrutura física e dos recursos humanos, numa parceria com o curso de Educação Física, coordenado pelo professor Marcelo Crepaldi.

“Para o curso é extremamente relevante essa parceria, pela qual os estudantes têm a oportunidade de se atualizarem com as tendências do esporte de forma geral”, comentou Crepaldi e contou que os mais de 30 estudantes envolvidos são da licenciatura e do bacharelado. “Essa capacitação contribui com o enriquecimento pedagógico e na formação do profissional no sentido de ser propagador e disseminador do esporte no país”, disse o coordenador.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem