CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Doação de córneas é praticamente o dobro em relação a 2014

Anúncio foi feito durante a abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Doação de córneas é praticamente o dobro em relação a 2014
Abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
Foto: João Paulo Barbosa Doação de córneas é praticamente o dobro em relação a 2014
Médica Cláudia Alessi falou em nome da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Doação de córneas é praticamente o dobro em relação a 2014
Estudantes e organizadores da campanha de doação de órgãos

Durante a abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em Presidente Prudente, realizada na manhã desta sexta-feira (18), houve o anúncio de que a doação de córneas neste ano já é praticamente o dobro em relação a 2014. No ano passado foram 42. Agora, em menos de nove meses somam 83. Os dados são do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa. O crescimento das doações é creditado às campanhas de conscientização e sensibilização realizadas anualmente, envolvendo vários parceiros e contando com o apoio da mídia.

Além desses números, anunciados pelo presidente do Banco de Olhos Irineu Sesti Filho, o diretor José Laury Miskulin apresentou outros na cerimônia realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Marcondes. Em oito meses de 2015, de janeiro a agosto, foram registradas 21 doações de múltiplos órgãos e realizados 21 transplantes de córneas. Até agora, o projeto Saúde Visual do Escolar esteve em 17 escolas estaduais, aplicou testes em 1.196 alunos do 6º ano do ensino fundamental e 224 foram encaminhados para consultas médicas.

A participação da Unoeste, em todas as realizações, foi enaltecida durante a cerimônia, com citação da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) inserida no atendimento aos escolares, em projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário. Além de Sesti e Miskulin, na solenidade conduzida pelo jornalista Barbosa da Silveira, falaram Antônio Salas Molina, Gisele Orrigo, Daiane Hilário, Cláudia Alessi, Elenice Morini Duarte, Gimberto Bertolini Neto, Leobardo Calderón e Walmy Geraldo de Almeida e o padre Bruno César Damaceno.

Conforme o padre do Santuário Nossa Senhora Aparecida, que fica na Vila Marcondes, o essencial para campanhas de doação é a compaixão. Numa mensagem dirigida aos que têm fé cristã, falou sobre Deus como pai da compaixão, rogando bênçãos à campanha, para que a mesma seja movida pelo amor. Fez um apelo aos envolvidos na organização, no sentido de que lutem sempre contra o tráfego de órgãos, que é algo velado e extremamente sério. O cerimonialista registrou e agradeceu a recepção dos médicos Tadeu Gomes Corrêa e Breno Luís Erbella Casari; e a presença da secretária adjunta municipal da educação Sônia Maria Pelegrini.

A campanha, ora iniciada, irá até o dia 27 deste mês. Haverá palestras médicas sobre a doação de órgãos e tecidos nas seguintes UBSs: dia 22 na Cohab, 24 no Parque Alvorada e 25 no Jardim Guanabara, sempre às 8h30. Nas 12 UBSs e 20 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da rede municipal de saúde está sendo feita a distribuição de panfletos, como ocorreu no entorno da UBS da Vila Marcondes logo após a cerimônia, envolvendo estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Unoeste. Durante a manhã do dia 26 haverá prestação de serviços na Praça 9 de Julho, no centro da cidade, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia (diabetes).

No Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, às 9h será celebrada missa na Igreja Nossa de Fátima, na Vila Euclides – o mesmo bairro da localização da Santa Casa, que estará comemorando seus 86 anos de existência. A campanha sobre doação de órgãos e tecidos, leite materno, sangue e medula óssea – denominada Doando Vidas – envolve Banco de Olhos da Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde, Unoeste, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lions Clube Cinquentenário, Lions Clube Centro, Associação de Mulheres de Negócios (BPW), Hospital Regional (HR) e Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem