CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto que ensina valores ajuda nas relações interpessoais

Aplicado em prática escolar, iniciativa contribui para uma vivência mais democrática, conforme estudo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto que ensina valores ajuda nas relações interpessoais
Valéria Jacon durante a fase de arguição da defesa de sua dissertação
Foto: João Paulo Barbosa Projeto que ensina valores ajuda nas relações interpessoais
Banca examinadora, composta pelos doutores Ruiz, Carmen e Patrícia
Foto: João Paulo Barbosa Projeto que ensina valores ajuda nas relações interpessoais
Valéria com sua orientadora Carmen e os avaliadores Patrícia e Ruiz

Durante o mestrado em Educação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, a professora Valéria Anésia Brumatti Jacon desenvolveu pesquisa sobre o Projeto Viver Valores, realizado numa escola interiorana da rede estadual de ensino com a finalidade de promover a convivência democrática, numa prevenção à violência escolar. Ficou constatado que a iniciativa proporciona ajuda nas relações interpessoais praticadas na comunidade estudantil, envolvendo alunos, professores, inspetores, coordenadores, direção e outros funcionários; além de ter o alcance familiar e social.

O projeto despertou interesse para a pesquisa, por fazer parte de discussões sobre a convivência harmônica nas relações escolares, diante dos conflitos que se apresentam no cenário educacional e na procura de encontrar um clima escolar saudável. Assim, o estudo científico teve o objetivo de analisar experiências de aprendizagens de valores, no trabalho de professores, mediante aplicação de temas transversais, para discutir dilemas morais com alunos do ensino fundamental II, como possibilidade de desenvolvimento da autonomia para tratar de questões comportamentais.

A coleta de dados envolveu pesquisa documental e entrevistas com três professoras dos 6º e 7º anos e cinco alunos. A análise e discussão dos dados foram trabalhadas por meio da interpretação do significado das respostas, separadas por categorias relacionadas aos objetivos propostos. “Embora ainda exista certa resistência e receio por parte de alguns profissionais em se envolverem em projeto e práticas direcionadas a uma educação em valores, pode-se observar que, desde que façam parte de uma cultura escolar, o resultados são possíveis e podem gerar contribuições”, pontua a autora do estudo.

O entendimento é de que o projeto proporciona o desenvolvimento da autonomia moral e clima escolar favorável a uma convivência democrática, prevalecendo o respeito, a cooperação e a justiça. Orientada pela Dra. Carmen Lúcia Dias, Valéria fez a defesa pública de sua dissertação na sexta-feira (26), avaliada pelos doutores Adriano Rodrigues Ruiz e Patrícia Unger Raphael Bataglia, da Unesp em Marília. Aprovada, Valéria passa a ostentar o título de mestre em Educação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem