CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Caravana da Saúde fica ainda mais atrativa diante da crise

Serviços gratuitos de prevenção à saúde consistem em contribuição econômica para quem vive com pouco dinheiro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde fica ainda mais atrativa diante da crise
Caravana da Saúde no pátio da Escola Municipal Juraci Menezes Peralta
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde fica ainda mais atrativa diante da crise
Baltazar Santos: elogio ao projeto por oferecer serviços gratuitos
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde fica ainda mais atrativa diante da crise
Representantes da Proext/Unoeste, Acipp, Carim, Suppera e da escola

Pelo sexto ano consecutivo, na data do Dia da Família na Escola, a Escola Municipal Juraci Menezes Peralta teve no sábado (19) a Caravana da Saúde. O projeto novamente foi bem recebido por moradores do Jardim Humberto Salvador e bairros vizinhos, na zona norte. Estima-se que mais de 500 pessoas passaram pelos serviços. Com essa informação, em média, cada uma recebeu cinco atendimentos, então foram de 2,5 mil. Nos depoimentos de algumas dessas pessoas, ficou evidenciado que em momentos de crise se torna ainda mais atrativo esse projeto da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) em parceria com a Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

O aposentado Baltazar Benedito dos Santos, 68, trabalhava em frigorífico e esteve em todas as caravanas realizadas desde 2011 na escola do bairro onde mora há 20 anos. “Acho importante fazer prevenção de saúde. Na caravana a gente é atendido facilmente. Além do que, não pagamos nada. Fazer exame fica muito caro, especialmente para quem vive de aposentadoria”, disse o morador que tem netos na escola que atende 390 alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, sendo 120 atendidos em período integral pelo Programa Cidaescola, mantido pela Secretaria Municipal de Educação.

Para a dona de casa e que já foi proprietária de lanchonete Joice Mina Iwasaki Ueda, 42, a caravana presta serviços que são muito importantes para a comunidade, sem que seja cobrado por isso. “É muito bom. Acredito que a maioria das pessoas não tem como procurar um especialista, para estar conversando. Aqui a gente tem essa possibilidade, proporcionada por estudantes da área de saúde, que estão acompanhados e recebem orientações dos seus professores”, comentou a moradora que tem uma filha na escola do bairro e se orgulha do fato de outra filha estar fazendo um curso superior na Unoeste; que é o de Estética e Cosmética.

“A caravana tem sido avaliada como muito boa. Essa parceria da Acipp com a Unoeste é muito importante, com atendimento completo na prevenção à saúde, além de outros serviços”, afirmou a diretora da escola, professora Adriana Gonçalves de Oliveira. O presidente da Acipp, empresário Ricardo Anderson Ribeiro, comentou que a mobilização da classe empresarial e a parceria com a universidade tem permitido manter o projeto que entrou no nono ano. Entende que a associação é uma facilitadora no cumprimento da responsabilidade social das empresas associadas, sendo que, no rateio de custos, cada uma paga R$ 3,00.

Taís Furine participava da caravana até o ano passado como aluna e agora, pela primeira vez, esteve como professora das disciplinas de técnica de massagem e de recursos tecnológicos no curso de Estética e Cosmética. “Hoje, a diferença está em monitorar os serviços que eu fazia antes. A vivência facilita na orientação. Posso dizer aos alunos que essa é uma experiência muito rica para a formação profissional, pelo contato direto com a população. É uma oportunidade para conhecer variações físicas. Se não vermos o ser humano como ele é, estamos no caminho errado”, avaliou Taís.  

Também estiveram presentes os professores Carlos Augusto Carvalho Filho, Rosângela Cristóvão Ferreira, Celi Cristina Calamita Quiroga, Renata Augusta Beloni Digiovani, Meire Aparecida Judai, José Luiz Santos Parizi, Cláudia Álvares Calvo Alessi, Luciana Álvares Calvo e Luciane de Souza Romero; juntamente com o assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati. Prestaram serviços 121 alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Estética, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Educação Física, Letras e Pedagogia.

Entre os serviços, constaram aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também foram ofertadas orientações, como as de higiene bucal e nutricional, entre outras. Teve ainda serviços de outros parceiros: teste do câncer de próstata pelo Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera), orientações pela Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), cortes de cabelo por alunos da Escola de Cabeleireiro Impacto, e exames de Papanicolau na unidade móvel (ônibus) da Fundação Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, vinculada à Santa Casa. A próxima caravana será no município de Santo Expedito (SP), no último sábado de abril (30), sempre das 8h30 às 12h, conforme a superintende da Acipp, Maria Eugênia Crivellaro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem