Mauro Sierro abre atividades da 1ª Semana de Gastronomia
Jovem de idade, mas com currículo fabuloso, Sierro ministrou palestra e três workshops



No auge dos seus 25 anos e dono de um currículo esplêndido, com experiências acadêmicas e profissionais em países como a Suíça, França e Espanha, o chef de cozinha Mauro Sierro integra a 1ª Semana de Gastronomia da Unoeste, que teve início na noite desta segunda-feira (18) e se encerra nesta quarta-feira (20). Sierro ministrou a palestra de abertura com o tema “Mercado de trabalho, realidade e oportunidade”, e conduz três workshops. “Como em toda profissão, o principal é ser dedicado e estar disposto, pois essa área requer renúncias também”, ressaltou.
Pertencente a uma família tradicional no ramo alimentício, Sierro conta que seu bisavô, Henrique Sierro, era padeiro, inclusive abriu a primeira padaria da cidade na qual o jovem chef nasceu, São José do Rio Pardo (SP). Seu avô, falecido há um ano e meio, foi dono de um restaurante que oferece marmita numa área industrial, em funcionamento até hoje. Sua tia também trabalhou com confeitaria a vida toda. “Apesar da experiência que todos tinham, nenhum buscou formação no ramo, então, aos 12 anos, quando eu acompanhava meu avô no restaurante, decidi que era isso que eu queria. E aos 17 anos eu já ingressava em curso de gastronomia”, conta o palestrante.
Dentre os inúmeros trabalhos realizados em importantes estabelecimentos gastronômicos nacionais e internacionais, Sierro foi convidado pelo chef Alex Atala a chefiar a empresa 7 Gastronomia, onde participou da implantação, desenvolvimento de cardápio, treinamento de equipe e construção da cozinha, permanecendo nessa função até o fim de janeiro deste ano. Agora, além de prestar consultoria, está com o projeto de montar seu próprio negócio, voltado ao ramo de eventos.
Sobre a profissão, Sierro lembra que nos últimos anos houve um maior reconhecimento. Cita que a mídia tem contribuído na divulgação da área, mas por outro lado utiliza muito do sensacionalismo. “Temos um compromisso, antes de tudo, com a segurança alimentar. Pessoas nos escolhem para ser o responsável pelo cardápio do seu casamento, ou espera o ano todo para comemorar o Natal ou Ano Novo no restaurante do hotel ou resort em que você atua, então é uma responsabilidade grande”.
Quanto às possibilidades que a gastronomia permite ao profissional, o chef internacional afirma que são várias: consultoria, desenvolvimento de cursos, docência, desenvolvimento de novos produtos, pesquisa de campo, assessoria, entre outras. “Tem espaço para quem quer empreender nesse ramo também, pois a alimentação está entre os itens que não deixamos de consumir. Vimos que muitas pessoas, neste ano, investiram na produção de ovos de páscoa e deu certo”, comenta.
Workshop – Na manhã desta terça-feira (19), Sierro ministrou o workshop “Chocolate e suas aplicações”, sendo essa uma das especialidades que ele adquiriu na Suíça. Com a atividade, realizada no Auditório de Apresentações Gastronômicas, o chef mostrou aos participantes um pouco da técnica para se trabalhar com o chocolate e como utilizá-lo das mais variadas maneiras.
Nesta quarta-feira (20), Sierro ministrará os workshops “Cozinha contemporânea em Menu 3 Tempos” e “Finger Food – Transição entre o clássico e o contemporâneo”. Também convidada da 1ª Semana de Gastronomia, na noite desta terça (19), a chef Déborah Franciscato abordará o tema “História e evolução do bolo de casamento”. Amanhã, ela conduzirá as duas oficinas de Confeitaria Artística: glacê real e massas de açúcar e flores.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste