CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem e Biomedicina têm novas ligas acadêmicas

Cursos fizeram aula inaugural e convidaram profissionais para palestrar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Enfermagem e Biomedicina têm novas ligas acadêmicas
Professora Ana Paula com os membros da Liga de Urgência e Emergência em Enfermagem
Foto: Mariana Tavares Enfermagem e Biomedicina têm novas ligas acadêmicas
Equipe que organizou a 1º Liga Acadêmica Biomédica de Infecção e Imunidade

Ligas acadêmicas contribuem para que os futuros profissionais ampliem seus conhecimentos nas áreas que têm maior interesse durante sua graduação. Entre os cursos da saúde da Unoeste, essa prática é aprovada pelos estudantes. Nesta semana duas novas ligas foram criadas: de Urgência e Emergência em Enfermagem (Laueen) e a Biomédica de Infecção e Imunidade, a primeira liga do curso de Biomedicina.

Os alunos que encabeçaram a criação do novo grupo na Enfermagem fez a primeira atividade na quarta-feira (17), no anfiteatro do Hospital Regional (HR). A apresentação contou com a participação da enfermeira Márcia Cristina Bento, coordenadora do serviço de emergência do HR; do médico intensivista Renato Ferrari; e das residentes da residência multiprofissional em Urgência e Emergência.

“Vejo com bons olhos essa iniciativa dos acadêmicos, já que as pessoas que estão reunidas nesse grupo querem, de alguma forma, estudar um pouco mais sobre o tema, o que é muito bom”, ressalta a professora da graduação que acompanhará a liga, Ana Paula Brambilo, também coordenadora da residência. Jader Henrique Ferreira, presidente da Laureen e aluno do 6º termo, conta que esse projeto visa reforçar essa disciplina do curso, seja com aulas práticas, palestras, oficinas. “São 50 vagas, sendo cinco reservadas para alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Farmácia. Podem participar acadêmicos a partir do 3º termo”.

Para a enfermeira do HR, a liga vem acrescentar conhecimentos ao trabalho desenvolvido no hospital, pois, segundo ela, a parceria com pessoas que estudam o assunto é sempre importante. “Nós, enfermeiros, atuamos também com a dor do paciente e a recuperação do próximo, inclusive da equipe que trabalha no atendimento, por isso somos a peça chave”, disse Márcia, que é especialista na área.

Na aula inaugural da 1ª liga da Biomedicina, a professora doutora Keila Siqueira Batista, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), falou sobre o sistema imunológico abalado pelo estresse, de como isso predispõe a infecções. “O sistema imune pode ser afetado pelo estresse, bem como outros sistemas interligados, e, com isso, propiciar o aparecimento de infecções e até de cânceres nos indivíduos que não têm habilidade para lhe dar com o estresse”, pontua. Sobre a liga, a doutora em patologia afirma ser essencial para o crescimento do aluno.

O coordenador da Biomedicina, Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, também elogiou a iniciativa dos acadêmicos. “O diferencial do nosso curso tem sido a pesquisa, então a liga vem fortalecer nesse aspecto”. Os estudantes que organizaram o grupo conta com o auxílio da professora doutora Thais Batista de Carvalho, que também enaltece o empenho dos membros. “A liga está relacionada tanto à área de microrganismos como de imunidade. O interessante é que tivemos uma grande adesão para preencher as 50 vagas oferecidas. A partir do próximo semestre queremos abrir para alunos de outros cursos”, finaliza a docente. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem