Esteticista lida com as novas tecnologias e redes sociais
3º Simpósio de Estética e Cosmética da Unoeste aborda tendências de equipamentos e a postura do profissional

Quando se fala em beleza, os recursos tecnológicos são importantes aliados e fazem a total diferença nos procedimentos estéticos. Outra ferramenta capaz de agregar valor à área são as mídias digitais, que divulgam o trabalho desses profissionais e captam dezenas de seguidores e novos clientes. Tais assuntos estão entre as abordagens do 3º Simpósio de Estética e Cosmética da Unoeste: Tecnologia na Beleza e na Saúde. Com cerca de 200 participantes, entre alunos e egressos da graduação, o evento teve início nesta segunda-feira (6) e prossegue até quarta (8).
Dentre os destaques do evento está Fábio dos Santos Borges, coordenador de pós-graduação em fisioterapia dermato funcional da Universidade Estácio de Sá e autor de vários livros na área. No período da tarde desta terça-feira (7), ministrou minicurso sobre radiofrequência e à noite, apresentará palestra referente aos aspectos gerais da ultracavitação focalizada facial e corporal. “Uma característica bem peculiar da estética é a evolução tecnológica evidenciada com o uso de novas técnicas, aparelhos e cosméticos. Esse cenário ocorre principalmente porque o público feminino é ávido por essas novidades ligadas à pele, cabelo e corpo”, diz.

Borges aproveitou para apresentar as várias formas de radiofrequência que vão desde o tratamento de rugas até a disfunção na área íntima. Sobre a abordagem noturna, descreve que a ultracavitação é uma técnica utilizada na redução de medidas ou de gordura localizada. “Para esse procedimento utiliza-se o ultrassom focalizado que com o aumento da intensidade gera calor ou até uma lesão térmica. Essa prática pode gerar colágeno ou encurtamento da pele e, consequentemente, melhorar a pele e também destruir a gordura como excesso de calor”.
Quem também participou do simpósio foi a digital influencer Carol Tognon. Com mais de 300 mil seguidores no Instagram, a blogger falou sobre a utilização das mídias digitais na empresa de estética. “É muito importante que esse profissional esteja engajado nas redes sociais. Por exemplo, o Instagram pode funcionar como um portfólio, onde mais do que mostrar o seu trabalho, a esteticista propicia uma interação e, consequentemente, a captação de mais clientes”, diz. Alerta que, os perfis pessoal e profissional devem ser distintos. “Nunca misture as postagens, pois isso não dá credibilidade ao negócio”.
Para ela, esse momento na Unoeste foi um bate-papo de amiga para amiga. Formada na área de Direito, revela que um hobby de sete anos atrás se tornou uma profissão. “Tenho um blog que funciona como o meu diário virtual e têm mais de 500 mil visualizações. Falo sobre vários assuntos como moda, viagem, gastronomia e decoração. A partir dessa experiência, posso afirmar que a área da estética tem uma influência muito grande no meio digital, pois lida principalmente com mulheres que querem se sentir amadas e bonitas. Quando esse público vê publicações que atendam essas necessidades, passa a seguir quem as faz. É uma grande satisfação transmitir um pouco do meu conhecimento e inspirar essas universitárias”, conclui.
Abertura – A solenidade que marcou o início das atividades do 3º Simpósio de Estética e Cosmética foi realizada na segunda-feira (6). Inicialmente, acadêmicos de Educação Física realizaram uma apresentação de dança e, em paralelo, Josué Pantaleão da Silva, docente do curso de Artes Visuais da Unoeste, realizou a pintura de um quadro. A obra ficará exposta até o último dia das atividades, data em que será sorteada para os participantes do evento.
Após a atividade cultural, houve a composição da mesa principal formada por Carol Tognon, Bruna Corral Garcia de Araújo (coordenadora de Estética e Cosmética), Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo (docente responsável pela pesquisa), Ana Karênina Dias Almeida Sabela (docente responsável pela extensão) e Joandele Cristina da Silva Barcelos (docente da comissão organizadora do evento).
Para Bruna, essa terceira edição do simpósio está sendo muito positiva. “A cada ano percebemos o engajamento dos nossos acadêmicos e, também, dos nossos egressos que retornam à universidade para o aprimoramento de suas técnicas e aquisição de informações que podem contribuir com a suas respectivas atuações”.
Programação – A micropigmentação é outro tema de destaque do evento que será abordado amanhã (8), pela farmacêutica especialista em estética avançada Alessandra de Castro Montandon.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste