Medicina inova com simulação em psiquiatria
Formação médica dispõe de ambientes controlado e protegido que preparam o médico generalista para atender as políticas públicas de saúde mental

Dentre as premissas das Políticas Públicas de Saúde Mental pontua-se a necessidade de profissionais que desenvolvam um trabalho de promoção, proteção e recuperação da saúde mental na comunidade. Nesse sentido, o curso de Medicina da Unoeste inova, formando médicos generalistas aptos para esse tipo de atuação, por meio da simulação em psiquiatria. “Contamos com a Casa Simulada e o Laboratório de Habilidades e Simulação Clínica (LHabSim) da universidade que são ambientes controlado e protegido que nos permitem gerar um cenário de prática em psiquiatria”, explica a docente do curso de Medicina, Celeste Corral Tacaci Neves Baptista.
No primeiro espaço, a professora comenta que atores treinados, simulam situação em que o futuro médico deverá atuar como se fosse um profissional pertencente à Estratégia de Saúde da Família (ESF), prezando pela integridade do paciente e de seus familiares. “Essa prática é de grande importância, pois nos permite agregar experiências fundamentais para a futura atuação, principalmente no que se refere ao atendimento domiciliar”, diz. Já no segundo local, os acadêmicos precisam lidar com pacientes mentais internados em unidades de saúde. Após as simulações são realizadas discussões entre os docentes e alunos envolvidos para esclarecimento de dúvidas e orientações referentes aos casos.
A postura inovadora do curso de Medicina da Unoeste, por meio do trabalho de simulação em psiquiatria, já ganhou reconhecimento em âmbito nacional. Tanto é que na última edição do Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), a comunicação oral da graduação intitulada “Casa Simulada de Prática em Psiquiatria”, cuja autoria é da professora Celeste foi apontada como o melhor trabalho da categoria, prêmio este revelado somente agora pela organização do evento. “Ficamos lisonjeados com esse mérito, pois ele evidencia que o trabalho de simulação nessa área é inovador e, até mesmo, pode ser visto como um dos precursores no país”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste