CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Egressos de Ciências Biológicas ganham espaço em todo país

Acadêmicos mostram formação completa no curso com sucesso no mercado de trabalho, concurso e pós-graduação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Egressos de Ciências Biológicas ganham espaço em todo país
Coordenador do curso Silvério Hosomi e a egressa Maria Clara Moreira que está no mercado de trabalho

Fazer a graduação certa pode levar a pessoa a ter um bom emprego, ser aprovado em concurso público, a fazer um mestrado, doutorado ou quem sabe até um pós-doutorado. Pensando desta forma, o curso de Ciências Biológicas da Unoeste é destaque. Isso porque os egressos vêm se posicionando bem tanto no mercado de trabalho quanto em âmbito acadêmico, em diversos cantos do Brasil. Vale ressaltar que em 2016, a Unoeste foi considerada a melhor universidade particular na área de Ciências Biológicas e da Terra, na categoria por área de conhecimento do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante.
 
Ser aprovado num mestrado é um grande desafio, agora imagine ser aprovado em dois. Pois é, a Maria Dolores Pissolato, formada no curso de Ciências Biológicas no fim de 2016, foi selecionada por duas instituições no mestrado em fisiologia vegetal: o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Foi uma escolha difícil. Uma longa e exaustiva jornada conciliar provas finais, trabalho de conclusão e estudo para o mestrado”, conta a egressa que optou pela Unicamp e estimula o aluno a se esforçar. “O curso me deu a base de tudo, mas o sucesso vem com a força de vontade, correr atrás do diferencial”, afirma.
 
Luana Félix, formada em 2015, hoje mora em São Paulo e também faz mestrado, só que na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Como sempre teve uma queda pela área de biologia marinha, se dedicou, passou e hoje trabalha com desenvolvimento embrionário do fígado do tubarão azul. “Consegui por ter uma ótima base obtida na graduação. Os professores sempre dividiram comigo as experiências e me incentivaram a decidir sobre essa nova trilha. São grandes exemplos e inspirações para mim”, conta.
 
E motiva mesmo! A Kézia Aparecida Guidorizi também é egressa do curso, se formou em 2012 e durante a graduação sempre participou de atividades relacionadas a pesquisas científicas, fez estágio em laboratórios da universidade. De cara, foi aprovada no mestrado em Agronomia da Unoeste e não quis parar. “As experiências me estimularam a continuar meus estudos em fisiologia vegetal, queria também melhorar meu currículo”, detalha. Agora a Kézia mora no município de Pelotas no Rio Grande do Sul, está cursando o doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “A Unoeste faz parte de todas as minhas conquistas, ser aprovada no doutorado é resultado das oportunidades e conhecimentos que obtive na Unoeste”, afirma.
Foto: Cedida Maria Dolores Pissolato foi aprovada em dois mestrados em fisiologia vegetal, optou pela Unicamp
Maria Dolores Pissolato foi aprovada em dois mestrados em fisiologia vegetal, optou pela Unicamp

Tem ainda os talentos formados na universidade que ganham o mundo com o aprendizado adquirido aqui, exemplo disso é a Luana Mieko Darben, de 33 anos, que se formou na Unoeste em 2007. Ela é bolsista do pós-doutorado na Embrapa Soja, em Londrina. Saiu da graduação, fez especialização, mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas ampliou seu leque de conhecimento nos Estados Unidos. Lá chegou como pesquisadora visitante e morou por 13 meses, onde desenvolveu projeto em genética molecular na Iowa State University (ISU), no Departamento de Fitopatologia. “Sempre quis fazer pesquisa, a Unoeste me deu a oportunidade como aluna de iniciação científica”.
 
Pra quem não quer seguir a trilha acadêmica, mas tentar um concurso público o Luiz Eduardo Gesse Piveta mostra o caminho, ele concluiu a graduação em Ciências Biológicas no fim de 2015 e prestou a prova para a área de vigilância epidemiológica no Instituto Adolpho Lutz. “É uma área da saúde onde se aprende a realizar exames laboratoriais para dengue, leishmaniose, HIV e tuberculose. Trata-se de um programa de aperfeiçoamento para recém-formados que oferece certificado e ajuda a ingressar no mercado de trabalho”, relata. Mercado que abraçou a Maria Clara de Souza Medeiros Moreira já no primeiro ano da graduação. O estágio dela se transformou em emprego fixo, ela é hoje a bióloga do Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Presidente Prudente.
 
A egressa também se formou em 2015 e diariamente realiza exames laboratoriais, recolhimento de material biológico em um hospital com alta demanda de pacientes em tratamento de câncer e doenças que afetam o rim. “Aceitei imediatamente este trabalho, é uma oportunidade que não poderia desperdiçar. Quero continuar trabalhando aqui e me especializar ainda mais, fazer uma pós”, afirma Maria Clara. A bióloga relata ter vivido experiências muito importantes na Unoeste e isso a ajudou a ingressar no mercado. “Sempre tivemos à disposição um acervo bibliográfico maravilhoso, em todos os semestres participei de palestras, simpósios e jornadas. Isso me ajudou muito”.
 
Este sucesso dos egressos do curso de Ciências Biológicas vem crescendo a cada ano e a busca para melhorar ainda mais visa a excelência na formação de alunos, segundo o coordenador do curso, Silvério Takao Hosomi. “A inserção de egressos no mercado de trabalho e pós-graduação mostra que o papel do corpo docente na formação de biólogos competentes e éticos está sendo cumprido”, pontua. Os resultados refletem na confiança dos acadêmicos que estão no curso, pois aumenta a credibilidade dos professores e da estrutura. “Conseguimos alinhar as três grandes áreas de atuação do profissional: saúde, meio ambiente e diversidade; biotecnologia e produção”.
 
Seja um aluno de Ciências Biológicas! A Unoeste está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2017, não perca tempo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem