CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Segurança e qualidade de vida são destaques da Sipat 2017

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho registrou recorde de público; evento ocorreu entre terça e quinta-feira (6)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Segurança e qualidade de vida são destaques da Sipat 2017
Maioli possui comenda emitida pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho

Mais do que um velho ditado, a frase “Prevenir é melhor do que remediar” é uma mensagem que deve ser levada em conta no cotidiano do trabalhador, já que a prevenção é fundamental para a qualidade de vida e o bem-estar do colaborador. Nesse sentido, a Unoeste realiza todos os anos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). A edição 2017 teve início na terça-feira (4) e termina nesta quinta-feira (6).
 
Promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidades (Cipa), a iniciativa ocorre no campus I e II da instituição, respectivamente nos períodos da manhã (auditório Jasmim) e da tarde (auditório Azaleia). “O principal foco da Sipat é a prevenção. No dia-a-dia já desenvolvemos um trabalho nos setores e, uma vez ao ano, nos mobilizamos para uma ação mais intensa por meio de um profissional externo que aborda esse tema de maneira dinâmica e diferenciada”, explica Paulo Henrique Teixeira, coordenador do Seesmt. Acrescenta que, neste ano, a Sipat teve recorde de público. “Percebemos um interesse crescente dos nossos colaboradores que estão cada vez mais conscientes de que a informação é a melhor ferramenta para a prevenção de acidentes”.
 
Para a edição 2017, a organização da Sipat convidou o técnico em segurança do trabalho, Wilson Celio Maioli, palestrante que já ganhou destaque nacional com a conquista da comenda de honra ao mérito de segurança e saúde no trabalho, emitida pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), na última edição do prêmio. Segundo Maioli, esse reconhecimento é uma homenagem concedida aos profissionais que atuam há mais de 30 anos no setor e que desenvolveram ações relevantes em prol da sociedade.
 
Em sua estadia na Unoeste, Maioli falou sobre as “Atitudes que Previnem Acidentes e Doenças Decorrentes no Trabalho” e “Show da Segurança”. Em relação ao primeiro tema, ele declara que o colaborador de uma organização é capaz de manter um comportamento que possa ajudá-lo a evitar problemas ocupacionais. “As pessoas têm a ideia de que errar é humano. Entretanto, na segurança do trabalho essa proposta não é tida como uma verdade, pois como se trabalha com vidas, qualquer erro, por menor que seja, pode prejudicar ou tirar a vida de um trabalhador”, destaca.

Foto: Gabriela Oliveira Sipat proporcionou integração entre os colaboradores
Sipat proporcionou integração entre os colaboradores
 
Sobre o show da segurança, ele descreve que, durante a atividade, formaram-se grupos em que os participantes interagiam entre si em busca de novos conhecimentos. “A Sipat proporciona a discussão de temas relevantes para a saúde do colaborador de forma divertida. Além disso, os assuntos apresentados conscientizam o trabalhador sobre a importância da prevenção”, diz.
 
É a primeira vez que a protética Alainy Aparecida Nicoleti de Barros Silva, 24, integra a Sipat, pois ingressou no quadro de colaboradores da universidade em setembro de 2016. “Achei muito interessante, pois adquiri informações que melhoram a qualidade de vida”, diz. O auxiliar administrativo Michel Aparecido Oliveira da Silva, 27, conta que trabalha há 4 anos na instituição e, que sempre integra esta ação. “A cada edição escolho um tema que me interessa e, para mim, é justamente essa diversidade que faz com que muitos colaboradores participem desse evento”.
 
Sorteio de brindes – A Sipat 2017 também trouxe algumas novidades aos participantes. “Com o apoio da reitoria e de alguns setores da Unoeste arrecadamos brindes que foram sorteados durante os três dias do evento. Outras novidades foram os concursos do palpiteiro (colaborador deveria acertar o número de porcas contidas em um pote) e da melhor frase motivacional”, pontua Teixeira.
 
Programação – No primeiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a organização ofereceu um café preparado pelo curso de Gastronomia da Unoeste. Nos três dias do evento, os participantes tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial e movimentar-se com a ginástica laboral, conduzida por Lucelena Marasca. O encerramento da Sipat, nesta quinta-feira (6), contou com uma palestra das residentes do Programa de Urgência e Trauma, oferecido pela universidade em parceria com o Hospital Regional, Julia Torralba e Camila Montini, além da enfermeira e docente da instituição, Ana Paula Brambilo Vieira para falar sobre alimentação saudável e higiene pessoal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem