CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gastronomia realiza workshop com expert em sushi e sashimi

Foi oferecido aos participantes conhecimento prático em produção, incluindo técnicas de pré-preparo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Gastronomia realiza workshop com expert em sushi e sashimi
Sashimi de salmão, produzido durante o workshop

Como parte de sua ampla programação de oferta de cursos rápidos, no sábado (6), o curso de Gastronomia da Unoeste realizou workshop de sushi e sashimi. O ensinamento prático, incluindo técnicas de pré-preparo foi com o chef de cozinha Juliano Komata Komay, com formação na Nagoya Sushi School e um dos poucos sushimen brasileiros a ter o certificado da Sushi Skills Association, braço internacional da All Japan Sushi Association filiada ao governo japonês.
 
Para Breno Sheiji Koike, um dos participantes, dois aspectos chamaram a sua atenção e motivaram sua inscrição: a estrutura do curso de Gastronomia e o preparo profissional de Komay, professor de gastronomia em diversas instituições de ensino do Paraná e Santa Catarina, chef do Restaurante Oriental Sukiyaki, em Ponto Grossa, cidade a pouco mais de 100 Km de Curitiba. Koike é de Pirapozinho e estudava engenharia cartográfica.
 
O interesse pela gastronomia falou mais alto e então esteve na Unoeste para assistir uma aula, quando soube do curso rápido de sashimi e sushi, respectivamente o prato clássico da comida japonesa, o mais conhecido no mundo e também o mais popular do Japão. Koike soube da informação pelo coordenador do curso de Gastronomia Tchiago Inague Rodrigues, quando então foi buscar mais informações e se inscrever, também como meio de se aproximar mais de sua nova pretensão de formação profissional.
 
Komay conduziu o workshop com muita habilidade nas técnicas por ele empregadas e deu dicas sobre detalhes que fazem a diferença na preparação dos pratos. Um deles foi usar sal fino para extrair o excesso de líquido do salmão. Depois de salgada, a carne fica 1h na geladeira, o que também extrai o excesso de química, proveniente da ração, desta espécie de peixe criado em cativeiro. Ao tirar da geladeira, a carne é mergulhada em solução de água e vinagre de cereal. Outro segredo foi lavar bem o arroz próprio para culinária japonesa, com a orientação em utilizar um tipo produzido no Uruguai.
 
São assim, ricos em detalhes, os cursos ofertados pela programação de workshops, para que o participante obtenha o melhor resultado possível em seu aprendizado. Komay ensinou a produzir: Amasu - vinagre conservante, Gari - gengibre marinado, Sunomono - pepino em conserva),  Shari - arroz de sushi, - Sushi-Hossomaki - Pepino e Kani Kama,  Uramaki - Skin e Salmão, - Sashimi de salmão e peixe branco, e  Temaki. A aula expositiva, dialogada e prática, ocorreu no Laboratório de Cozinha Pedagógica, iniciada por volta das 10h, com cerca de cinco horas de duração, com alunos do curso de Gastronomia atuando como auxiliares.
 
Serviço – Para se inscrever em outros cursos rápidos acesse o site.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem