CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Novos bolsistas pelo Santander irão para Espanha e Portugal

Cinco Selecionados entre 326 inscritos irão fazer intercâmbios de estudos no primeiro semestre do ano que vem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Novos bolsistas pelo Santander irão para Espanha e Portugal
Ester Serra, Lara Teschi, Letícia Pistillo e Juliana Barreto: intercâmbios na Espanha e em Portugal

Com bolsa para cobrir transporte, hospedagem e alimentação, o Santander Ibero-Americanas contempla cinco entre 326 estudantes inscritos pela Unoeste: Juliana Barreto da Silva, Letícia Zamberlan Pistillo, Ester Gerônimo Serra, João Pedro Sousa do Vale e Lara Teschi Bravo. No primeiro semestre do ano que vem eles farão intercâmbios em universidades da Espanha e de Portugal; experiência vivida por outros 35 alunos bolsistas pelo mesmo programa, de 2014 para cá. O processo seletivo segue critérios rigorosos, que incluem o histórico escolar.
 
A comissão de seleção envolve representantes das seguintes pró-reitorias: Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Acadêmica e Administrativa. Os estudantes recebem orientação e apoio da Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARI). O convênio de concessão das bolsas é formalizado entre o banco Santander e a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), na condição de mantenedora da Unoeste. Os contemplados de 2018, para as viagens em 2019, têm em comum bonitas histórias de vida e alimentam ótimas expectativas sobre os intercâmbios.
 
Caçula de quatro irmãos, filha do encarregado de expedição Edson Barreto da Silva e da dona de casa Sueli Regina, Juliana estudou o ensino básico em São Paulo.  Luana, a irmã mais velha, é enfermeira pediátrica, Júnior é produtor de eventos e Lucas escrevente. A estudante está no 7º termo de Arquitetura e Urbanismo e tem em seu currículo os cursos de desenho de construção civil, Autocad e Sketchup. Bolsista do Prouni, escolheu estudar na Unoeste por ficar no interior paulista e pela boa colocação entre as instituições de ensino superior do Estado e do Brasil.

Em 2016, buscou informações na ARI sobre intercâmbio. Em 2017, fez inscrição no Santander, mas não deu continuidade. Em 2018, chegou à última fase do Santander Mundi; mas foi no Ibero-Americanas que conseguiu a bolsa. Decidiu pela Universidade Politécnica de Catalunha, em Barcelona. Além de estudar, pretende fazer estágio. “Escolhi o local e a universidade devido a rica história e cultura que a permeiam, o compromisso intelectual, crítico e acima de tudo político para com a sociedade, que considero crucial na formação do aluno de Arquitetura”, comenta Juliana.

Estudante bolsista do 6º termo do curso de Zootecnia, Letícia é de Votuporanga (SP), filha de Marcos Fernando Pistillo e Leda, tem dois irmãos: Pedro e Maria. Enxerga na Unoeste a chance de realizar seus sonhos: ter boa formação profissional, com o diferencial do intercâmbio. Irá para a Universidade de Évora, em Portugal, no curso Ciência e Tecnologia Animal. “Espero voltar ainda melhor e, como profissional, poder contribuir com o crescimento da produção animal aqui no Brasil, principalmente na área de ovinos que é muito forte na região”, diz.

Com o ensino básico em escola da rede pública em Assis, Ester é filha do professor Geraldo Batista Serra e da dona de casa Gislaine. Tem dois irmãos: Artur e Oscar. Bolsista no Prouni está no 6º termo de Agronomia. Escolheu a Unoeste por ser uma instituição reconhecida numa cidade próxima da sua. Irá fazer o intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela (USC), em Lugo, na Espanha. Sua expectativa é de expandir seus horizontes enquanto pessoa e adquirir conhecimentos que farão diferença em seu futuro profissional.

Foto: João Paulo Barbosa João Pedro Souza do Vale: intercâmbio em Portugal
João Pedro Souza do Vale: intercâmbio em Portugal
João Pedro começou o ensino básico no Maranhão e terminou em Tocantins, na cidade de Araguaína. Filho do microempreendedor Geraldo Lima do Vale e da doméstica Maria José; tem uma irmã: Rita.  Estudante do 6º termo de Zootecnia, com formação técnica em informática e eletrificação, escolheu estudar na Unoeste por ser uma instituição reconhecida e pela excelente estrutura, que refletem positivamente nas avaliações do Ministério da Educação, através do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade-MEC).

“Quando eu decidi vir pra Unoeste, sabia que seria a oportunidade da minha vida, pois aqui poderia alçar voos mais altos, creio que eu estava certo. Meu curso possui excelentes profissionais, reconhecidos na região, Estado e no Brasil; eu não poderia estar em um lugar melhor”, afirma João Pedro que até esta segunda-feira (29) esperava o aceite de uma de três universidades de Portugal, sendo que chegou o de Évora. Comenta que as suas expectativas são as melhores possíveis, no ensino e na iniciação científica, com a pretensão de deixar sua marca e ser reconhecido por isso.

Oriunda do curso Técnico em Florestas, feito na Etec de Prudente, Lara é de Álvares Machado, filha do servidor público Marcelo Augusto Areis Bravo e da dona de casa Isabel, seu irmão Lohan é enfermeiro perfusionista e sua irmã Lanna faz o ensino fundamental. Estudante do 6º termo de Odontologia escolheu a Unoeste pela estrutura, corpo docente e as práticas de aplicação das teorias. No ensino técnico ganhou viagem para Londres e agora irá fazer intercâmbio na Universidade do Porto, no curso de Medicina Dentária. Pretende aproveitar o máximo e ampliar os horizontes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem