Simpósio mobiliza importante setor do agronegócio no Brasil
Segmento de produção de sementes forrageiras reúne produtores e pesquisadores do Brasil e da Colômbia

A Associação Nacional dos Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras (Anprosem) realiza o 3º Simpósio sobre Produção, Qualidade e uso de Sementes Forrageiras Tropicais. Aberto na manhã desta quarta-feira (28), o evento prossegue até o fim da tarde de quinta-feira (29), no Espaço Solarium, no campus II da Unoeste. Estão envolvidos empresas patrocinadoras, órgãos públicos, produtores e pesquisadores do Brasil e da Colômbia.
O presidente da Anprosem, Adrian Belleggia, afirma que a união dos produtores tem conseguido fazer com que suas vozes sejam escutadas e atendidas, especialmente nas discussões sobre legislações específicas para o setor. O superintendente executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Paulo Campante, diz que o simpósio proporciona trocas de experiências favoráveis para que o segmento seja cada vez mais forte, profissional e competente.

Em nome do secretário estadual da agricultura, Arnaldo Jardim, e do diretor do departamento de sementes, mudas e matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), Ricardo Lonzini Bastos, o diretor do núcleo de semente e mudas de Santo Anastácio, Odinir Liberati Vieira, afirma que o simpósio dos produtores de sementes forrageiras é um dos mais importantes do país.
Bellegia, Campante, Creste e Vieira fizeram parte da mesa que contou ainda com a secretária executiva da Aprosem, Sandra Ferreira; o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente, Ronaldo Florentino dos Santos; e a agente administrativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea), Cristiane Aquino Cabriote Bernardo.
Pela Unoeste, estiveram envolvidos na organização o Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro), vinculado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia que oferta mestrado e doutorado; os professores doutores Tiago Aranda Catuchi e Ceci Custódio, nas condições de palestrantes, e Edemar Moro, como mediador de um dos dois módulos do evento que foi aberto com a palestra do coordenador nacional do plano ABC/Mapa, voltado para agricultura com baixa emissão de carbono, Elvison Nunes Ramos.
Durante a abertura foram homenageados com o Prêmio Anprosem de Reconhecimento Profissional os engenheiros agrônomos doutores Paulo Bardauil Alcântara e Osvaldo Antonio Strata Di Giácomo, respectivamente pesquisador do Instituto de Zootecnia e auditor fiscal federal. O Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), sediado na Colômbia, esteve representado pelos pesquisadores Michael Peters, Luís Miguel Hernandez Mahecha e Maurício Sotero Cabrera.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste