CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Coren-SP e Unoeste debatem sobre o papel do enfermeiro

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e curso da universidade promoveram mesa-redonda nesta quinta-feira (9); evento integra ações em alusão ao dia do profissional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Coren-SP e Unoeste debatem sobre o papel do enfermeiro
“Aproximação do conselho com os profissionais e acadêmicos é benéfico para a classe”, diz Santos, que é conselheiro do Coren-SP

No próximo sábado (12), comemora-se o Dia do Enfermeiro. Em alusão à data, iniciou-se nesta quarta-feira (9), a 37ª Semana de Enfermagem da Unoeste. A abertura do evento foi marcada pela realização da mesa-redonda “Enfermagem, uma voz que lidera a saúde”, idealizada por meio de uma parceria entre a graduação da universidade e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), que promove em todo o Estado, ações em alusão a Semana de Enfermagem da entidade.
 
James Francisco Pedro dos Santos, conselheiro titular do Coren-SP, foi um dos participantes do debate. “É um prazer enorme estar nessa iniciativa, sediada na instituição. A marca da nossa gestão é fazer justamente essa aproximação do conselho com os estudantes e profissionais, uma postura que pode trazer mais benefícios para a nossa classe”.
 
Para ele, hoje em dia, não é possível viver uma dicotomia em que a academia e a assistência estejam separadas. “É muito bom estarmos em uma instituição que possui um curso de Enfermagem que está entre os melhores do país”. Revela que o mercado ainda tem vagas para profissionais diferenciados. “Nesse sentido, relações estreitas como a da Unoeste, podem contribuir na formação de enfermeiros com melhor nível e capacidade técnica para os cuidados com os pacientes, fazendo com que a população seja cada vez mais assistida”, declara Santos.
 
Também integraram a mesa-redonda, representantes do curso de Enfermagem e da Santa Casa de Presidente Prudente. As egressas da graduação da Unoeste, Daniela Primolan de Rezende (enfermeira líder do Hospital Regional de Presidente Prudente) e Daniele Araújo Borsari (enfermeira apoiadora da supervisão de enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde) estiveram entre os debatedores. “Precisamos lutar para consolidarmos o papel profissional com a arte de cuidar revestida de técnica e ciência”, diz Daniela.
 
Em relação ao bate-papo, ela expõe que foram abordados vários tópicos, desde a atuação dos líderes de enfermagem na saúde, em defesa ao paciente, às situações mais frequentes vivenciadas pelo profissional, a contribuição das instituições de saúde no fortalecimento da atuação do enfermeiro, até as reflexões em torno dos desafios da profissão no futuro. “Me formei na turma de 2000 e me sinto lisonjeada em voltar às minhas origens acadêmicas. É um desafio estar do outro lado da plateia trazendo um pouco da minha experiência. Sou agradecida por participar desse importante momento promovido pelo Coren e apoiado pela Unoeste”.
 
A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoeste, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, comenta que essa edição da jornada da graduação tem como temática “O conhecimento científico como a base para a autonomia do enfermeiro”. Ela destaca que a iniciativa já é uma tradição e que, neste ano, conta com mais de 400 participantes. “O enfermeiro tem total liberdade e respaldo legal para executar as suas ações. Nesse sentido, existem várias práticas que cabem a esse profissional, todavia, para que essa autonomia ocorra é preciso um conhecimento científico aprofundado”.
 
Foto: Gabriela Oliveira Teatro César Cava sediou abertura das Semanas de Enfermagem do Coren-SP e da Unoeste
Teatro César Cava sediou abertura das Semanas de Enfermagem do Coren-SP e da Unoeste

Segundo ela, a programação que segue até amanhã (11), envolve palestras e minicursos com assuntos sugeridos pelos acadêmicos. “A intenção é reforçar o embasamento que já oferecemos durante as aulas e as atividades extracurriculares”. Expõe ainda, que foi uma grande honra ter o início da jornada, marcado pelo evento do Coren-SP. “Vale lembrar, que as nossas atividades serão conduzidas por enfermeiros vinculados a outras instituições como a Santa Casa de Misericórdia, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional (HR)”.
 
Bruna Campos, 17, cursa o 1º termo da graduação. “Essa jornada ampliará os meus conhecimentos e visão que vou adquirir durante o curso”. Apesar de estar no início da trajetória acadêmica, ela já avalia como positiva a idealização dessas ações. “São momentos em que saímos da rotina e temos a oportunidade de adquirir novas informações e, também, manter contato com profissionais da área”, diz.
 
Show de talentos – “Se não houver arte e criatividade a vida não se completa”. A frase de Maria Nilda justifica a realização do concurso, que ocorreu na noite da quarta-feira (9). “O evento foi muito animado e engajou os acadêmicos de todos os termos, que tiveram a oportunidade de expressar suas aptidões artísticas”. Declara que, as apresentações foram julgadas por pessoas da comunidade externa e, também, por uma votação pública em tempo real. “Foram mais de 10 mil votos durante as apresentações. Sem dúvida essa atividade foi um sucesso”, conclui.
 
Abertura – A mesa principal do evento de quinta-feira (9), foi composta por representantes de várias instituições: Gilmar de Sousa Lima e Marcos Fernandes (Coren-SP), Daiane Graciela da Silva Hilário (Santa Casa), Rosinês de Jesus Neves Oliveira (HR), Ana Cláudia Braga (Secretaria Municipal de Saúde) e Maria Nilda (Unoeste).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem