Era Fit: pessoas adotam estilo de vida saudável
Diferentes formas surgiram, mas nem tudo que funciona para um, será benéfico para o outro

Estamos na Era Fit, em que as pessoas buscam qualidade de vida por meio da alimentação saudável. Seja para perder peso ou manter a forma, melhorar a condição de saúde ou conservar o equilíbrio nutricional, diversas dietas e estilos de vida surgiram. Mas, qual o cardápio fit seguir?
Muitas “teorias” sobre o que pode ou não comer caíram no conhecimento da população. Ocorre que nem todas funcionam para qualquer pessoa, pois cada organismo responde de uma forma. Por isso, as nutricionistas e professoras da Unoeste, Cristina Kuba e Juliana Santiago, alertam para a importância da orientação profissional para um bom resultado. “Hoje, falamos em estilo de vida saudável e não mais em dieta, porque esse termo parece de algo que vamos seguir apenas por um período e, na verdade, precisamos manter uma alimentação equilibrada a vida toda”.
O estilo low carb, por exemplo, mostra uma resposta eficiente para quem deseja perder peso, mas a professora Cristina frisa que pode não ser benéfico para todos da mesma maneira. “A pessoa pode até emagrecer, mas, em contrapartida, perde mais massa magra, o que não é bom, assim existe a necessidade de acompanhamento nutricional”.
O mesmo cuidado deve-se ter quem, por conta própria, decide eliminar o glúten e a lactose. “Para quem não possui restrição, devido a alergias e intolerâncias alimentares, excluí-los do cardápio de forma inadequada pode acarretar em carências nutricionais importantes”, alerta Juliana.
Então, para quem deseja melhorar o estilo de vida, as docentes orientam que o primeiro passo é fazer melhores escolhas alimentares, consumir mais verduras e legumes, evitar produtos industrializados e associar tudo isso à prática de atividade física regular. E se quiser seguir um cardápio específico, lembre-se de procurar orientação nutricional.
Confira a receita do Chá Gelado de Laranja com Especiarias Termogênicas:
Ingredientes
4 laranjas
2 unidades de anis estrelado
1 pedaço de canela em pau
1 pedaço pequeno de
gengibre
2 unidades de cravo
Modo de preparo
Ferva a água e acrescente: canela, cravo, anis estrelado e gengibre. Leve de 3 a 5 minutos ao fogo. Deixe esfriar e bata o chá com gelo e suco de laranja. Adoçar, se necessário, com açúcar demerara orgânico ou adoçantes naturais (sugestão: stévia ou xylitol)
Mais receitas – Assista ao vídeo abaixo e aprenda duas receitas low carb fáceis de preparar e com ingredientes comuns.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste