Obra jurídica oferece perspectivas da magistratura ao CPC
Artigo por artigo do novo Código de Processo Civil são comentados por Juízes, desembargadores e ministros

Produção da publicação “Comentários ao Código de Processo Civil – perspectivas da Magistratura” apresenta ampla abordagem de interesse da magistratura, dos operadores e estudantes do Direito. Artigo por artigo é comentado por renomados membros da magistratura, representada por 84 profissionais juízes, desembargadores e ministros; entre eles o juiz Dr. Silas Silva Santos, que leciona em cursos de graduação e pós-graduação na Unoeste, na condição de um dos organizadores e também autor.
A obra pela Editora Revista dos Tribunais teve seu lançamento em Presidente Prudente na noite de sexta-feira (29), na Casa da Advocacia, sede da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A noite de autógrafos foi precedida por aula proferida pelo Dr. Silas, ao final de quatro dias do curso institucional para debater a prática do Código de Processo Civil de 2015, que entrou em vigor em 2016. A solenidade envolveu quatro autores.
Além do Dr. Silas, estiveram presentes: o juiz Dr. Paulo Gimenes Alonso e os desembargadores doutores Antonio Maia da Cunha (também um dos autores e organizadores) e Spencer Almeida Ferreira (autor) que já lecionou na Unoeste, ambos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. “É uma obra importante, que traz o conhecimento dos magistrados para nós operadores do Direito”, diz o presidente da OAB, Dr. Wesley Cardoso Cotini, egresso da Unoeste.
A visão da magistratura sobre o código foi trabalhada mediante a escolha do assunto de maior afinidade de cada autor, cujo conteúdo não se restringe ao uso dos magistrados (juízes, desembargadores e ministros), pois contempla também todos os operadores do direito, assim como a classe estudantil. Para o diretor do curso de Direito da Unoeste, Dr. Sérgio Ronchi, trata-se de uma obra de projeção nacional e a participação do Dr. Silas valoriza ainda mais o qualificado corpo docente.
A coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, comenta que o envolvimento do Dr. Silas na organização e produção da obra é um orgulho para os demais professores e alunos dos cursos de mestrado e doutorado. Conta que a participação do professor nessa publicação está inserida no rol de produções que contribuem para o processo de consolidação do programa de caráter multiprofissional, no qual leciona Direito Ambiental.
A atuação do Dr. Silas no livro é bem vista também pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Na manhã desta segunda-feira (1º), o Dr. Silas manifesta gratidão a todos os colegas da Unoeste e aos que prestigiaram o lançamento feito em Prudente, que culminou com a venda dos últimos exemplares da primeira tiragem, desde o lançamento realizado em São Paulo, em dezembro do ano passado.
O fato de a tiragem ter se esgotado em apenas três meses demonstra a grande aceitação pela obra de produção coletiva e que apresenta como uma das características fundamentais a participação exclusiva de magistrados de diferentes segmentos do Poder Judiciário em vários estados brasileiros. O Dr. Silas admite a possibilidade de uma segunda edição num futuro próximo, mas diz que ainda não há um cronograma específico sobre o assunto.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste