CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação Física e Fisio apresentam estudos em evento na USP

Conferência Nacional de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas reuniu pesquisadores do país todo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Educação Física e Fisio apresentam estudos em evento na USP
Estudantes se encontraram com os egressos da Unoeste Angelica Bologna Raposo e Daniel Pereira Mansine (últimos da dir.)

Com a apresentação de sete pesquisas, alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoeste participaram, no último fim de semana, da 2ª Conferência Nacional de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que ocorreu na capital paulista. O evento reuniu pesquisadores do país todo e levou palestrantes de renome nacional e internacional.
 
A programação incluiu seis eixos da fisioterapia: cardiorrespiratória e em UTI; neurociências e neuromodulação; disfunções musculoesqueléticas, esporte e atividade física; pélvica e saúde da mulher; envelhecimento; e fisioterapeuta gestor.
 
A Unoeste esteve representada pelos estudantes de Fisioterapia Débora Didone Senedez, Myllena Lemes Scardino Vieira, Pedro Victor Tonicante da Silva e Tamires Mota Toni; da Educação Física Henrique Izaias Marcelo e Rafael Pereira da Silva. Todos eles integram o Grupo de Estudo de Fisiologia do Exercício da universidade.
 
Henrique, que fez apresentação oral do estudo “Efeitos da Crioterapia e Ultrassom Terapêutico como Materiais de Reparo Tecidual na Contusão Muscular”, relata que foi uma experiência produtiva. “Assistimos a ótimas palestras e tivemos o prazer de conhecer alunos e professores da USP, conversar com eles sobre nossas linhas de pesquisa, participar de oficinas temáticas, encontrar amigos que já foram alunos da Unoeste e, atualmente, são pós-graduandos na USP”, comenta.
 
O estudante salienta ainda a oportunidade de presenciar novas evidências das diferentes áreas da fisioterapia e também apresentar os trabalhos que realizam junto ao Grupo de Estudo de Fisiologia do Exercício e à Liga Acadêmica de Fisioterapia Desportiva da Unoeste. As pesquisas também envolvem parceiros como a Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste) e o Hospital Regional, por meio do Programa de Residência Multiprofissional. 
 
Além do estudo apresentado por Henrique, os acadêmicos da Unoeste expuseram pôsteres dos seguintes temas: Associação entre Qualidade do Sono e Hábito de Vida de Universitários; Gastos com Saúde e Dor Lombar entre Pacientes do Sistema Único de Saúde; Prevalência de Distúrbio Ventilatório Obstrutivo pela Capacidade Vital Lenta Comparando com a Capacidade Vital Forçada; Avaliação dos Efeitos Agudos do Ajuste da Ciclagem da Ventilação por Pressão de Suporte; Sistema de Realidade Aumentada Aplicada na Fisioterapia Respiratória para Controle de Picos Pressóricos; Análise da Variabilidade da Frequência Cardíaca no Domínio da Frequência de Pacientes Cardiopatas em Reabilitação Cardiovascular com Realidade Virtual: Estudo de Casos
Foto: Cedida Tamires, Rafael, Débora, Henrique, Myllena e Pedro Victor apresentaram pesquisas em evento científico
Tamires, Rafael, Débora, Henrique, Myllena e Pedro Victor apresentaram pesquisas em evento científico


Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem