Setembro Amarelo em Jaú reúne 350 ciclistas em duas provas
Atividade esportiva de valorização da vida fez parte da programação desenvolvida pela Faculdade de Medicina

A Faculdade de Medicina de Jaú promoveu três atividades pontuais do Setembro Amarelo, o mês de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Ao todo estiveram envolvidos diretamente mais de 400 pessoas, entre estudantes e a comunidade. A maior participação ocorreu nas duas provas do Pedal Solidário: 350 ciclistas.
As provas light e hard, respectivamente com 24 e 44 km, aconteceram na manhã de sábado, no feriado de 7 de setembro. Saída e chegada foram em frente ao prédio número 200 da avenida Prefeito Luiz Liart, no centro da cidade e onde fica a sede do Rotary Clube. Parte do percurso foi em trilhas, em áreas rurais.
Ryan Manfrin venceu a prova hard. A light foi vencida pelo casal Marcelo Costa e Valdete Costa. Os vencedores foram premiados com medalhas e kit de brindes doados pelos patrocinadores, apoiadores do Setembro Amarelo. Os grupos foram premiados com troféus, do 1º ao 5º lugar.
A aferição de pressão foi feita por 16 estudantes de Medicina e ocorreram em pontos estratégicos, com a orientação de preceptores que atuam no Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp). Tudo transcorreu tranquilamente, conforme a professora que responde por atividades de extensão Rafaela Fadoni Alponti Vendrame.
As atividades do Setembro Amarelo começaram com palestra com a psicóloga do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) Jhenifer Dias e com a participação de 25 alunos. Foi na segunda-feira (2). Na sexta-feira (6) teve palestra com o padre Robson Caramano, com 40 participantes da comunidade.
O ingresso da palestra aberta ao público foi 1 kg de alimento não perecível, mas alguns doaram mais. A arrecadação foi de cerca de 50 kg destinado ao Centro Promocional São José, mais conhecido como Colmeia e que atende 300 crianças. A programação prevista com visitas em escolas foi suspensa, por causa do choque de horário das aulas de medicina e do ensino básico.
A realização do Setembro Amarelo pela Faculdade de Medicina de Jaú está entre as atividades cadastradas na Pró-reitoria de Ação e Extensão Comunitária (Proext) no Mês da Responsabilidade Social; iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES) à qual a Associação Prudentina de Educação e Cultural (Apec) é vinculada, a mantenedora da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste